MP-SC abre inquérito para apurar irregularidades no fornecimento de água em Guabiruba
De acordo com o MP, há constante desabastecimento na cidade
De acordo com o MP, há constante desabastecimento na cidade
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque, instaurou na segunda-feira, 29, um inquérito civil para apurar irregularidades no fornecimento de água em Guabiruba.
De acordo com a promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba, responsável pelo inquérito, há constante desabastecimento de água e recebimento de água imprópria para consumo no município. A denúncia diz que os problemas ocorrem principalmente na rua Rudolfo Schroeder, no bairro Pomerânea.
O Ministério Público deu um prazo de 45 dias para que a Guabiruba Saneamento, gerida pela Atlantis, preste esclarecimentos sobre a situação e apresente um plano de atuação na localidade para solucionar os problemas de desabastecimento e qualidade da água.
O prazo para conclusão do inquérito civil é de um ano, podendo ser adiado pelo mesmo período por quantas vezes forem necessárias.
A reportagem entrou em contato com o superintendente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Paladini. Até esta segunda-feira, 5, ele ainda não havia sido notificado. Paladini afirma que se manifestará oficialmente após ter o inquérito em mãos.
Ontem, a concessionária anunciou que haverá reajuste tarifário de 12,80% para as taxas de água e serviços, a partir de maio. A alteração tem como base o índice do IRT (Índice de Reajuste Tarifário) do contrato de concessão, bem como atende a deliberação da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir).
A decisão da Agir trata sobre o reajuste das tarifas de abastecimento de água, além dos serviços públicos complementares da concessionária, essencial para a manutenção e ampliação dos serviços de captação, tratamento e distribuição da água.
“O reajuste é fundamental para que a Guabiruba Saneamento prossiga com os investimentos em melhorias da infraestrutura de água e prestação dos serviços, para proporcionar cada vez mais qualidade de vida à população guabirubense”, informou a concessionária, em nota.