Mutirão de consultas oftalmológicas é anunciado pela Secretaria de Saúde de Brusque
Serão feitos mais de dois mil atendimentos para usuários na lista de espera; cadastramentos começam no dia 22
Serão feitos mais de dois mil atendimentos para usuários na lista de espera; cadastramentos começam no dia 22
Na tarde desta quinta-feira, 11, a Secretaria de Saúde de Brusque anunciou o calendário do mutirão de consultas oftalmológicas na cidade, para os usuários que já estão na lista de espera. Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fornari, vão ser realizadas mais de dois mil atendimentos. Os agendamentos começam na segunda-feira, 22, e seguem até no sábado, 27.
De acordo com o secretário, quase 3,5 mil pessoas aguardam consulta oftalmológica no município. Mesmo que o usuário esteja na lista de espera, é necessário passar pelo processo do mutirão. “Fazendo o diagnóstico, é encaminhado ao médico especialista, que hoje está contratado conosco, para a realização da cirurgia”, explica.
A gerente de serviços de saúde do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), Mônica Menezes, diz que o momento é para os exames básicos de oftalmologia. “A partir daí que vai surgir a demanda de cirurgia, e o município precisará fazer um planejamento dos procedimentos cirúrgicos”, complementa.
O agendamento de consulta e a palestra obrigatória vão ocorrer na Arena Brusque, na rua Gentil Bastiti Archer, no Centro. O programa está sendo realizado em conjunto com todos os municípios do Médio Vale, pelo Cisamvi, Associação Olhar pelo Próximo e prefeituras.
Recomendações
As consultas vão ser oferecidas para todos os usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), que estão em fila de espera. A idade mínima para a consulta é de sete anos de idade.
Fornari ressalta que as agentes comunitárias de saúde vão estar avisando os usuários da lista de espera sobre o mutirão.
“Mas, se você, munícipe, que está na sua residência, ouve essa notícia e não foi chamada, dirija-se até a sua unidade de saúde, faça os questionamentos”, informa.
Documentos necessários
– Cartão Nacional de Saúde
– CPF
– Carteira de Identidade
– Certidão de Nascimento, caso for consulta para menores de 18 anos
– Comprovante de residência
– Encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde ao oftalmologista
Calendário do mutirão
O secretário salienta que, caso o usuário não particie da palestra ou não traga os documentos, não poderá fazer o agendamento da consulta.
As pessoas cadastradas em unidades de saúdes devem estar atentas para o dia específico de sua unidade. O atendimento vai acontecer das 8h às 13h (matutino) e das 13h às 18h (vespertino).
22/07 (segunda-feira)
– Matutino: U.B.S. Maluche, E.S.F. Souza Cruz e E.S.F. Rio Branco;
– Vespertino: E.S.F. Azambuja, E.S.F. Guarani e E.S.F. Santa Luzia;
23/07 (terça-feira)
– Matutino: E.S.F. Águas Claras I e E.S.F. Águas Claras II;
– Vespertino: E.S.F. Posso Fundo, E.S.F. Ponta Russa, E.S.F. Rua Nova Trento e Serviço de Assistência Especializada (SAE);
24/07 (quarta-feira)
– Matutino: U.B.S. Limeira I e U.B.S. Limeira II;
– Vespertino: U.B.S. Limeira III, U.B.S. Planalto e U.B.S. Nova Brasília;
25/07 (quinta-feira)
– Matutino: U.B.S. Santa Terezinha I e U.B.S. Santa Terezinha II;
– Vespertino: U.B.S. Bateas, U.B.S. Volta Grande, U.B.S. Centro;
26/07 (sexta-feira)
– Matutino: U.B.S. Dom Joaquim I, U.B.S. São João;
– Vespertino: U.B.S. Dom Joaquim II, U.B.S. Cedrinho e U.B.S. Paquetá;
27/07 (sábado)
– Matutino: U.B.S. São Luiz I, U.B.S. São Luiz II e U.B.S. São Pedro;
– Vespertino: U.B.S. Steffen e U.B.S. Santa Rita.