Quase 30 mil eleitores da região de Brusque não poderão votar em outubro
Eles estão na lista de títulos cancelados por faltarem ao cadastro biométrico e precisam regularizar situação até maio
Eles estão na lista de títulos cancelados por faltarem ao cadastro biométrico e precisam regularizar situação até maio
Sentenças publicadas nesta semana pela Justiça Eleitoral de Brusque determinaram o cancelamento do título de 27,1 mil eleitores de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Eles têm até o dia 9 de maio para regularizar sua situação, ou não poderão votar nas eleições gerais de outubro.
As sentenças são referentes ao processo administrativo de revisão e cadastramento biométrico do eleitorado da 5ª e 86ª Zona Eleitoral de Brusque, que abrangem os três municípios.
A revisão do eleitorado nos municípios da região iniciou oficialmente em 3 de abril, e duraria oficialmente até 5 de dezembro, mas foi prorrogado até 15 de dezembro.
Os cancelamentos determinados nesta semana referem-se aos eleitores que deixaram de fazer o cadastro neste prazo, embora os agendamentos continuem sendo feitos mesmo depois do prazo oficial.
Botuverá teve 430 títulos de eleitor cancelados, o que representa 9,83% do total do eleitorado. Em Guabiruba, por sua vez, foram cancelados 3.092 títulos – 19,5% do total. Em Brusque, o maior número de cancelamentos: 23.612, pouco mais de 25% do total.
Todos esses eleitores, se não regularizarem sua situação até 9 de maio, não poderão votar no próximo pleito.
Osvaldo Atanazio, coordenador da Central de Biometria de Brusque, recomenda que o eleitor não deixe para fazer o cadastro na última hora e procure, desde já, agendar um horário.
Segundo ele, há um limite de atendimentos por dia e, por isso, quem marcar de última hora pode não conseguir fazer o cadastro dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, e ficará de fora do processo eleitoral de 2018.
Ainda segundo Atanazio, haverá novos plantões da Justiça Eleitoral até o encerramento do prazo, e os eleitores terão tempo de sobra para regularizar sua situação.
Para fazer o cadastro, basta levar um documento com foto e um comprovante de residência recente, além do comprovante de quitação militar, no caso de homens entre 18 e 45 anos.
O atendimento acontece no Cartório Eleitoral, na rua Humberto Mattiolli, ao lado da praça Sesquicentenário, no Centro, das 12h às 19h.
Saiba se você está entre os eleitores que tiveram o título cancelado pela Justiça Eleitoral. Basta acessar este link, a partir da página 16 até o final. A lista é por ordem alfabética e apresenta primeiro os eleitores de Botuverá, seguido de Guabiruba e Brusque.