NASF promove ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC

Ação ocorreu na segunda-feira, na praça Barão de Schneeburg

NASF promove ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC

Ação ocorreu na segunda-feira, na praça Barão de Schneeburg

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em parceria com o Lions Club de Brusque promoveu na segunda-feira, 30, na praça Barão de Schneeburg, ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Cerca de 210 pessoas participaram do evento, que contou com a realização de testes de glicemia capilar (HGT), aferição de pressão, medida de circunferência abdominal e momentos com atividade física ao ar livre. Além disso, profissionais da saúde abordaram a população com um questionário para identificar riscos e distribuíram materiais informativos.

A fisioterapeuta do Nasf, Karoline Favero, destaca que o objetivo para o próximo ano é ampliar as ações para uma semana de prevenção com várias atividades. “O AVC é uma doença que pode ser evitada e por este motivo buscamos com este evento levar informação e reflexão à população, fazendo testes e mostrando formas de prevenção”.

A doença
Segundo a campanha da Rede Brasil AVC, 90% dos AVC estão relacionados a alguns fatores de risco como diabetes, hipertensão, sedentarismo, dieta inadequada, alto nível de colesterol LDL, obesidade, tabagismo, uso excessivo de álcool e doenças do coração. O AVC é a maior causa de incapacidade no mundo e pode acontecer em qualquer idade.

Os sinais iniciam repentinamente. Saiba como identificá-los:

Sorriso – Peça para a pessoa dar um sorriso, repare se o rosto está paralisado;
Abrace – Peça para a pessoa dar um abraço, repare se a pessoa tem perda da força de um dos braços;
Música – Repita a frase como uma música, repare se a pessoa tem dificuldade na fala;

Se identificar alguns destes sintomas, ligue imediatamente para o 192 (SAMU).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio