+

Natal Feliz Havan: projeto que surgiu em momento difícil de Brusque vai presentear mais de 2 mil crianças

Colaboradores da rede de lojas se unem há 16 anos para alegrar o Natal de famílias da cidade

Natal Feliz Havan: projeto que surgiu em momento difícil de Brusque vai presentear mais de 2 mil crianças

Colaboradores da rede de lojas se unem há 16 anos para alegrar o Natal de famílias da cidade

Em 2008, quando a população de Brusque ainda se recuperava dos estragos da enchente, os colaboradores do centro administrativo da Havan decidiram se engajar para fazer o Natal de algumas crianças e idosos mais feliz naquele ano.

Os funcionários da rede de lojas se uniram e, entre eles, juntaram recursos para comprar brinquedos para 45 crianças da comunidade de Nova Itália. A entrega foi realizada com ajuda dos integrantes do Jeep Clube, já que a comunidade ainda sofria com as consequências das fortes chuvas. 

Colaboradores da Havan se mobilizam todos os anos para realizar a ação | Foto: Havan/Divulgação

Assim surgiu o Natal Feliz Havan, motivado pela vontade de ajudar o próximo em meio a um momento de dificuldade enfrentado pela cidade. Nos anos seguintes, a ação se repetiu e cresceu. Em 2023, o Natal Feliz Havan chega a sua 16ª edição, e pretende atender mais de 2 mil crianças do bairro Limeira e cerca de 600 idosos de asilos da cidade.

“Temos o espaço cedido pela Havan para organizar as doações, mas buscamos o recurso com os colaboradores. Cada um contribui como pode. Também temos apoio das famílias dos colaboradores e da Havan, que nos ajuda com os fornecedores”, destaca Simoni Back Cardoso, organizadora da ação.

Neste ano, o Natal Feliz Havan será dividido em dois momentos. Nesta sexta-feira, 15, representantes de asilos de Brusque receberão as doações para os idosos no centro administrativo.  

A cada ano, Natal Feliz é realizado em um bairro diferente | Foto: Havan/Divulgação

“Pensamos nos idosos com muito carinho, eles fazem parte da nossa história. Mas desde a pandemia deixamos de fazer a entrega presencial para eles, para evitar o risco de contaminação para eles. Então os representantes das instituições vem até aqui, o coral interno dos funcionários fará uma apresentação e entregamos as doações”.

Para os idosos, o Natal Feliz entrega guloseimas e também kits de higiene pessoal, toalhas de banho, pijamas, peças íntimas e as instituições também são contempladas com produtos de limpeza e alimentos.

Já a ação para as crianças será neste sábado, 16, na Escola Professora Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira. No local, será montada uma grande festa para todas as crianças de 0 a 12 anos que vivem na localidade. “O nosso evento é uma festa para a família. Entregamos os presentes e o pacotinho com guloseimas para cada criança, e também oferecemos cachorro-quente, pipoca, tem música. É uma festa para a comunidade, um grande momento de interação”, destaca Simoni.

Grupo também realiza a tradicional carreata pelas ruas da cidade | Foto: Havan/Divulgação

O dia termina com uma grande carreata por vários bairros da cidade, com o Papai Noel distribuindo balas e alguns presentes. “A carreata é uma grande emoção. Quando passamos e vemos as pessoas dando tchau, pedindo bala, os idosos abrindo a janela para olhar, acenar, vemos que alcançamos o objetivo, que as pessoas receberam a nossa mensagem, é bem gratificante”, diz.

Inspiração

Quando deu a ideia de fazer uma ação de Natal entre os colaboradores da Havan lá em 2008, Simoni não imaginava a proporção que o Natal Feliz tomaria ao longo dos anos. 

“Quando começamos, achei que seria só para aquele ano da enchente. Nunca imaginei que teria essa proporção e força para chegar onde chegamos”.

A ação solidária de Brusque já vem rendendo frutos também em outras cidades. No ano passado, os colaboradores do Centro de Distribuição Havan, localizado em Barra Velha, fizeram o Natal Feliz pela primeira vez e, este ano, a ação vai se repetir.

Para Simoni, ter a oportunidade de fazer o Natal de crianças e idosos mais feliz e ainda inspirar ações solidárias em outras cidades é algo que não tem preço. “Não estou sozinha, temos um grupo de colaboradores muito engajados na campanha. Sinto muita gratidão por poder contribuir, poder fazer algo a mais para crianças e idosos. Sou feliz, realizada. Isso é o que me motiva. Me faltam até palavras para expressar meu sentimento”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo