Brusquense lançará DVD que conta a história do rock no município
Eduardo Serpa começou a reunir gravações de bandas há 14 anos
Durante 14 anos, o baterista Eduardo Serpa, 36, montou um acervo em casa sobre todas as bandas de rock de Brusque, com fitas K7 e VHS. Com todo material, surgiu então a ideia de gravar um DVD com as músicas autorais das bandas brusquenses. O trabalho, que está em fase de finalização, receberá o nome de A História do Rock Brusquense e terá o lançamento até o início de março, no Rock Bar, com data ainda a ser definida.
O DVD de 1h30 trará 25 clipes de 35 bandas dos anos de 1984 a 2000, considerando que um clipe traz um resumo de cinco bandas. A intenção é, em breve, lançar o volume 2, com as bandas que marcaram os anos 2000 a 2010 e, em seguida, o volume 3 com bandas de 2000 a 2020.
Segundo Serpa, o objetivo é preservar a história do rock de Brusque. Músico desde 1997, ele participou de duas bandas de rock na cidade: The Bleeders e Eclipse Oculto. Com interesse próprio em conhecer as bandas brusquenses, ele começou a buscar as histórias que começaram a se perder. “Foi bastante difícil juntar todo esse material, pois muitas fitas sumiram. Mas, consegui digitalizar tudo para fazer o resgate”.
Ele ressalta que o trabalho é também uma maneira de levar o resgate histórico aos músicos que fizeram parte das bandas. “Muitos não têm mais fotos das bandas, nem mesmo as músicas que gravaram nos anos 80 e 90”.
O lançamento do DVD será aberto ao público, com um telão no local para apresentar o trabalho, que conta com clipes oficiais de algumas bandas e shows gravados por outras. No dia do evento o DVD será vendido por R$ 10. Após, será colocado à venda nas lojas de instrumentos musicais do município pelo mesmo valor. “O preço é simbólico, somente para custear minhas despesas para a execução do trabalho, com documentação do direito de uso de imagem das bandas, entre outros”.
Já todo o custo do DVD, como restauração dos áudios, vídeos e prensagem foi custeado por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, após aprovação do projeto. O trabalho de melhoria audiovisual está sendo realizado pelo Estúdio Pimenta do Reino, de Florianópolis.
Destaques
Entre as bandas, está a Bandeira Federal, responsável pelo início do período de ouro do rock do município após a participação no Festival Boca Negra, na TV Cultura, em rede nacional, conquistando o terceiro lugar. Com isso, os músicos também deram uma entrevista para a revista Bis, a principal publicação do segmento à época.
O DVD também terá a participação do clipe da banda Pulsação, de 1999, que teve a música Vício bastante tocada nas rádios e foi a primeira banda a gravar um videoclipe, lançado em uma casa noturna de Balneário Camboriú.
A Plague também aparece no trabalho como a primeira banda de Brusque que gravou um CD, pois até então todo material produzido era em fitas K7 e VHS, entre 1994 e 1995.
O idealizador do projeto revela que haverá uma dedicatória aos músicos já falecidos na introdução e contracapa do DVD. Os homenageados serão Juca Zambonetti, Marciano Imhof, Marcelo Fischer e Guina Ceccato. “Eles aparecem em clipes das bandas das quais fizeram parte e são grandes nomes do rock brusquense”, afirma Serpa.
Bandas que compõe o trabalho
Turbina
Bandeira Federal
Tubo de Ensaio
Insultos
Blackout Geral
Da Besta
Shit
Senda/Adrenalina
Ode to BQ
Autópsia
Destroyrrr
The Púberes
O Belo Truque
Deuteronômio
Plague
De Cram
Out Side
Cabeça de Mente
Código Secreto
Four Eggs
Quase Cinco
Assalto Verbal
Fetus Infectus
Bersadi
Homens de Boa Fortuna
Hipnose
Tempestade
36 Graus
The Bleeders/Quinta Estação
Pulsação
Memphis Rock
Dick Vigarista
Eclipse Oculto
Os Caras
Inside