Cuidados com pequenos ferimentos
Começa o horário de verão e, com ele, os planos de férias, praia e sol. Para que esse período seja divertido do jeito que programamos, devemos ter em mente alguns cuidados. Não pode faltar na bolsa filtro solar, chapéu e óculos de sol. Picadas de insetos são muito comuns nessa época, então não esqueça o repelente.
Além disso, mais tempo durante o dia para atividades ao ar livre significa mais tempo para as crianças brincarem fora de casa e mais chances de novos machucados, como arranhões e cortes. Felizmente, a maioria dos casos é simples e pode ser tratada em casa. Seguem algumas dicas:
Lave bem o local com água e sabão, é importante tirar todos os restos de sujeira visíveis, como terra ou asfalto. Deixe a ferida limpa! Ou seja, não use pó de café, sal, açúcar ou outra receita do vizinho.
Em caso de machucados um pouco maiores, como um "ralado", cubra com um curativo com gaze após a limpeza, para evitar que entre sujeira ou que o ferimento "grude" na roupa. Troque o curativo e faça limpeza do local todos os dias.
Se estiver sangrando muito, ou se for profundo, pode ser necessário dar pontos. Nesse caso, procure atendimento médico. Em caso de dúvida não espere até o dia seguinte, procure atendimento imediatamente.
Se após alguns dias a dor do machucado começar a piorar, ou surgir pus, também é necessário procurar atendimento médico.
Sempre consulte um profissional se estiver inseguro de como proceder. Agora se estiver diante de um dos ferimentos leves como descrito, tenha os cuidados necessários e não deixe que esses pequenos problemas estraguem a alegria que vem junto com o verão.
Martina Dalcegio – Dermatologista