Ir para o conteúdo

Pioneira na adoção do método Gustavo Borges, CCN Academia recebe visita do nadador e medalhista olímpico em Brusque

Com mais de 600 alunos entre crianças e adultos, academia se consolida como referência em formação aquática em Brusque e região

O ex-nadador olímpico Gustavo Borges visitou nesta quinta-feira, 26 de junho, a academia CCN do bairro Guarani, em Brusque. Ícone da natação brasileira e dono de quatro medalhas olímpicas, ele retornou à cidade para celebrar os 20 anos de parceria com a unidade, uma das pioneiras do país a adotar sua metodologia de ensino. Segundo Lisiane Gasparetto, coordenadora aquática da CCN Academia, a visita partiu do próprio Gustavo. “Nós somos um dos primeiros credenciados da metodologia do Gustavo. Ele veio como reconhecimento por tantos anos desta parceria de sucesso ”, afirmou. A metodologia Gustavo Borges estrutura o ensino da natação com foco em segurança, desenvolvimento e qualidade. “Além das aulas técnicas, realizamos aulas temáticas, aulas de segurança aquática, avaliações regulares e aulas demonstrativas para os pais. Isso garante retorno e transparência”, explicou Lisiane. Durante a visita, Gustavo destacou o início da parceria. “Uma das primeiras unidades a adotar a metodologia foi a CCN. Há uma grande troca em termos pedagógicos, de gestão aquática e comunicação com os pais. Isso fortalece as duas marcas”, disse. O projeto, segundo ele, nasceu da observação de modelos educacionais e esportivos já consolidados. “Percebemos uma lacuna em transformar academias em instituições com visão acadêmica. Hoje, temos um processo estruturado, com níveis identificados por cores e mascotes, e uma plataforma digital que aproxima professores e pais”, relatou. Para o ex-nadador, revisitar a unidade também é reencontrar histórias. “Vinte anos atrás, uma criança de cinco anos hoje tem 25. Já temos pais que foram alunos e agora trazem seus filhos. É uma busca constante por educar por meio da natação”, contou. Lisiane vê esse contato como um incentivo direto aos alunos. “As crianças precisam de ídolos próximos, em quem possam se espelhar. Isso mostra que é possível alcançar grandes objetivos com dedicação”, afirmou.

Natação também é segurança


Ela também ressaltou o papel da natação na segurança infantil. “Atualmente, as casas possuem piscina, hotéis e parques aquáticos com piscina são cada vez mais frequentados, precisamos de uma maior atenção em relação à segurança aquática de adultos e crianças. A natação se tornou um investimento em sobrevivência, não é só saber nadar, é saber sair de uma situação de risco”, destacou. Atualmente, a CCN conta com uma média de 500 alunos entre crianças e adultos inscritos na unidade Guarani.

“A piscina é nossa sala de aula. Ensinamos natação e valores como respeito, amizade e sociabilização. É um espaço seguro, ativo e longe das telas”, completou Lisiane.

Para Gustavo, a inspiração das crianças na história dele também depende da participação das famílias. “Hoje eu conto com a história que construí, mas também com o incentivo dos pais em contá-la. Quando isso se une a um projeto pedagógico, a conexão é muito forte”, disse.

Com quase três décadas de atuação em Brusque, a CCN implementou a metodologia de Gustavo Borges em 2004.

“Temos um público fiel e crescente, porque as famílias perceberam o valor da atividade não só como esporte, mas como formação para a vida”, reforçou a coordenadora.

Durante a visita, Gustavo conheceu a estrutura atual, interagiu com os alunos e participou de um almoço com a equipe. “Essa troca é valiosa. É o reconhecimento de um caminho construído com seriedade, dedicação e propósito. A CCN é referência na natação”, concluiu Lisiane.

Unidade Guarani

Endereço: rua Henrique Deichmann, 61 – Bairro Guarani – Brusque Telefone: (47) 99266-0801 – (47) 99222-8942 E-mail: [email protected]

Unidade Águas Claras

Endereço: rua Augusto Klapoth, 97 – Bairro Águas Claras Telefone: (47) 3396-8063 – (47) 99246-6087 E-mail: [email protected]

Instagram: @ccn.guarani | @ccn.aguasclaras Facebook: /CCNGuarani | /CCNAguasClaras