Rua do bairro Zantão receberá melhorias para diminuir efeitos de enxurradas
Escola de Ensino Fundamental Dr. Carlos Moritz costuma ser afetada pela falta de escoamento para águas de chuvas
A rua ZT-008, localizada no Zantão, receberá obras a partir de março para amenizar os efeitos de enxurradas, que afetam principalmente a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dr. Carlos Moritz. O diretor da Secretaria de Obras de Brusque, Nik Imhof, estima que os trabalhos durem menos de um mês, e serão executados com recursos próprios.
Serão instalados tubos subterrâneos de 80 centímetros de diâmetro que devem levar as águas até um ribeirão. Atualmente, apenas as bocas-de-lobo não dão conta.
A escola Dr. Carlos Moritz já teve prejuízos, principalmente com mobília, já que as águas descem do morro próximo e se acumulam no pátio e na cozinha. Uma parte do local utilizada como estacionamento também costuma passar por problemas. As salas de aula, no entanto, ficam em um andar superior e não são afetadas.
Veja também:
Centro de Hemodinâmica do Azambuja atenderá pelo SUS, afirmam administradores
Justiça suspende liminar que obrigava prefeitura a recolher animais de Éder Leite
Obra de revitalização da praça Barão de Schneeburg começa nesta terça-feira
"A escola acaba ficando muito alagada, inclusive deixa as crianças ilhadas. Esta é uma época comum para este tipo de situação. A obra vai fazer com que a água passe por uma tubulação e chegue ao ribeirão, sem acumular na superfície", explica o diretor da escola, Thiago Spiess.
Ele conta que, enquanto a obra não tinha previsão de ser feita, a própria escola buscava medidas preventivas para diminuir os transtornos. "Na última enxurrada, no final de janeiro, a água só não entrou na cozinha mais uma vez porque já havíamos preparado uma proteção. Era uma obra pedida há muito tempo, que finalmente deve começar."
Veja também:
Moradora de São João Batista cria matriz para bordados em Braille
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Polícia recupera alimentos e eletrodomésticos furtados do Colégio Militar, em Blumenau