Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Nova secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, avalia mudanças na pasta

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Nova secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, avalia mudanças na pasta

Raul Sartori

Desmonte na Educação
O que faltou ter dito pessoalmente ou coletivamente, a nova secretária estadual de Educação, Simone Schramm, o faz agora publicamente: reconhece o grande trabalho e colaboração dos profissionais que estavam à disposição na sede e que agora voltam às escolas. Garante que não há o perigo de programas e projetos ficarem acéfalos, uma vez que sua continuidade será assegurada pelos profissionais que seguem trabalhando normalmente. Simone admite estar muito comprometida com o controle absoluto dos gastos, sem perder de vista a necessidade de investir e garantir o acesso à educação pública e de qualidade e que duas ações – suspensão de 476 funções gratificadas e a volta de 114 servidores às salas de aula – estão baseadas em estudo técnico que envolveu profissionais das secretarias de Administração, Fazenda e a da própria Educação. Manda dizer que está aberta ao diálogo com toda a comunidade escolar.

Valor do voto
Os exagerados 49% de abstenção, votos brancos e nulos na eleição extraordinária para governador de Tocantins, domingo, fez soar sinais de alarme entre os políticos em geral. Uma prévia do comportamento do eleitor nas eleições de outubro? Deve-se desestimular qualquer iniciativa ou campanha para afastar o eleitor das urnas. Atitude assim ajuda o poder econômico e as elites de sempre a se perpetuarem. Todos devem, ao contrário, participar mais da democracia com seu voto, a única maneira de contribuir para o avanço do país e para uma sociedade mais justa.

Férias antecipadas
A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) acaba de protocolar projeto de lei para permitir ao trabalhador que se tornar pai biológico ou adotivo, antecipar as suas férias por ocasião da chegada de seu filho. O que também passará a valer para aqueles que receberem mais um ente em sua família por meio de guarda judicial.

Um por duas
A Secretaria da Casa Civil de SC esclarece que o Estado tem duas vagas no Conselho de Administração do BRDE e o que houve foi uma substituição e um preenchimento de cadeira que estava vaga. Por isso, no decreto aqui publicado há menção apenas da dispensa de Celso Antonio Calcagnotto e duas nomeações, de Juliana Guimarães Malta Côrte e Patricia Loureiro Alves Barbosa.

Alerta total
O organização criminosa PCC ordenou dezenas de ataques simultâneos em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte nos últimos dias e horas. Outros Estados, inclusive SC, foram postos em alerta.

Efeitos da greve
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realiza pesquisa junto aos seus membros em SC para apurar o impacto da paralisação dos caminhoneiros no setor. A meta é alertar ao governo para as perdas inevitáveis e a necessidade de postergação e parcelamento de impostos – em nível estadual, do ICMS, e federal, do Simples.

Consequências
Foram de bilhões os prejuízos da greve dos caminhoneiros. Em Florianópolis, no feriadão de Corpus Christi, a rede hoteleira, que ficaria lotada, teve taxa de ocupação de apenas 44,4%. Quedas no mesmo índice ou até mais tiveram também o comércio, bares e restaurantes, que enfrentam uma crise sem precedentes.

Vida valorizada
Merece toda atenção alerta da Associação Catarinense de Psiquiatria para que fotos ou vídeos de pessoas que morrem por suicídio não sejam compartilhados nas redes sociais. Sim, é preciso falar mais sobre suicídio e que as doenças mentais tem tratamento. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde.

Defesa do Brasil
O presidente da Fiesc, Glauco Côrte, integra delegação de empregadores brasileiros que está participando da 107ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. É mais um a refutar, para representantes de outros 187 países do organismo, a acusação de que o Brasil descumpre tratados trabalhistas. Em 2018, o país foi incluído numa lista de 24 que terão seus casos discutidos por, supostamente, ter violado a Convenção nº 98, ao estabelecer possibilidades e limites claros para a negociação coletiva no art. 611 da chamada reforma trabalhista (Lei 13.467/17).

“Boi noite, Cinderela”
O TJ-SC negou pleito de profissional liberal de Florianópolis que garante ter sofrido o golpe conhecido como “Boa Noite, Cinderela”, em São Paulo, em janeiro de 2016. Após alguns drinques com jovens em bar da cidade, sofreu prejuízo de R$ 24 mil em compras efetuadas com seu cartão e senha durante a madrugada. Sob alegação de que houve negligência da instituição financeira em não bloquear os cartões, uma vez que as compras foram realizadas em um período de 23 minutos, tentou judicialmente o ressarcimento. Perdeu. Os juízes concluíram que o evento danoso decorreu exclusivamente por sua culpa.

África francesa
Albert Couriol, um ilustre francês que sempre está ligado nas coisas do Brasil, SC e de Florianópolis – recepcionou algumas vezes, na Europa, a confraria Manezinhos da Ilha, um grupo de profissionais liberais que já fez mais de 30 viagens internacionais mesclando turismo e futebol sênior – mandou para seu amigo advogado e ex-presidente do Figueirense, Nestor Lodetti, a lista de jogadores convocados da Seleção Francesa de Futebol que vai à Rússia. Destaca, feliz, que 14 dos 23 são nascidos na África.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo