Com as chuvas de quinta-feira, 19 de setembro, até o domingo 22, a Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento registrou o acumulado de 203 mm. O Rio do Braço atingiu a marca de 5 metros acima do nível normal, o que não foi suficiente para causar inundações intensas no município.
De acordo com o diretor de Defesa Civil de Nova Trento, Eduardo Fabris da Silva, houve o interrompimento do acesso secundário ao Santuário Santa Paulina, no bairro Morro da Onça, com o desbarrancamento de alguns trechos. No domingo, 22 de setembro, parte da estrada do Lajeado ficou alagada. No Distrito de Aguti caíram pequenas barreiras. Uma família de sete pessoas foi resgatada no bairro Trinta Réis. A Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros de São João Batista retirou os moradores que estavam ilhados.
Durante o final de semana, a Defesa Civil percorreram diversas áreas da cidade para avaliar os prejuízos. A Comissão Municipal de Defesa Civil realizou uma reunião onde verificou-se que não havia necessidade de decretar situação de emergência no município.