Novo contrato com o Hospital Dom Joaquim contemplará endoscopias
Convênio também prevê aumento em outros procedimentos
A Secretaria de Saúde de Brusque e o Hospital Dom Joaquim já negociam os termos do próximo contrato, que será firmado em março de 2019. Alguns pontos já foram definidos, como a volta das realizações de 100 endoscopias mensais na unidade.
A inclusão da endoscopia é uma novidade positiva para a comunidade. O secretário Humberto Fornari explica que até 2017 as endoscopias eram feitas por dois médicos da rede municipal.
Os médicos não tinham convênio para realizar endoscopias, mas faziam mediante um acordo informal que existia. Fornari diz que executou uma reorganização da secretaria e com isso acabou essa prática, que não era legal, conforme a Procuradoria-Geral do Município.
Veja também:
Em dois anos, quase 600 crianças e adolescentes abandonaram estudos na região de Brusque
Tributos municipais de Brusque serão reajustados em 3,97% em 2019
Samae se prepara para aumento no consumo de água em Brusque
Por isso nenhuma endoscopia foi realizada em Dom Joaquim neste ano. Mas a partir de março o exame voltará a ser realizado.
Fornari diz que a inclusão das endoscopias mensais é um melhoramento importante para a comunidade. A secretaria também contratualizou com o Hospital Azambuja mais 200 endoscopias no contrato firmado em novembro.
Além de incluir as endoscopias, o novo contrato também deverá conter melhorias no que se refere às cirurgias. “O Dom Joaquim pode realizar todas cirurgias de média complexidade”, esclarece Fornari.
Procedimentos operatórios de ortopedia, vascular, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e outras especialidades, desde que de média complexidade, estão aptos a serem executados.
Veja também:
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Samae iniciará implantação de rede de água na região da Vila Olímpica
Banda alemã VoxxClub acerta retorno Blumenau em 2019 e 2020
O administrador do hospital, Raul Civinski de Souza, confirma outra novidade. “Terá mais um médico no final da tarde, início da noite, de plantão”.
A adição de mais um médico é necessidade antiga. Atualmente, o Dom Joaquim tem plantão somente pela manhã e depois das 18h30, com um profissional em cada período.
Segundo o administrador, hoje são realizados em torno de 60 atendimentos por dia. A expectativa é que o número aumente para 80 com mais um médico.
A negociação entre a prefeitura e o hospital continuará nos próximos meses. Mas o clima tem sido de cordialidade, segundo as duas partes. Fornari diz que a expectativa é firmar um convênio novo, assim como foi feito com Azambuja.