Novo prédio do Colégio Cônsul terá energia gerada apenas por luz solar

Com previsão de entrega para 2020, edifício também terá fachada verde e aproveitamento da água da chuva

Novo prédio do Colégio Cônsul terá energia gerada apenas por luz solar

Com previsão de entrega para 2020, edifício também terá fachada verde e aproveitamento da água da chuva

O novo edifício do Colégio Cônsul Carlos Renaux já está em construção. Desde novembro de 2018, a empresa Dimensional Engenharia realiza a obra, com previsão de entrega para janeiro de 2020. A unidade escolar, que tem 147 anos, terá ao lado de seu histórico prédio – construido em 1932 – um moderno edifício, unindo arquitetura sofisticada e sustentabilidade.

Entre as várias iniciativas que contemplam o desenvolvimento sustentável está a utilização de energia fotovoltaica. Contando com uma mini usina que servirá para o sistema de placas fotovoltaicas, a energia do novo prédio do Colégio Cônsul será gerada por meio da luz solar.

Dentro da estrutura, que conta com 3.020 metros quadrados, há também uma fachada verde, servindo não apenas como uma decoração externa, mas também colabora com o controle da temperatura do ambiente interno. Apostando no uso do vidro, o prédio também reduz o consumo de energia durante o dia, uma vez que não é necessário manter luzes acesas.

A estrutura também conta com aproveitamento da água das chuvas, utilizando de caixas coletoras para realizar o processo. No novo prédio estará a biblioteca, laboratórios, área de vivência e setores administrativo e pedagógico.

Edifício pedagógico
A ideia de ampliar o Colégio Cônsul surgiu ainda em 2017. Conforme explica o diretor, Otto Hermann Grimm, a intenção de projetar um ambiente sustentável partiu dos próprios princípios ensinados em sala de aula. “Como instituição de ensino não poderíamos fugir do nosso compromisso quanto a seguir aquilo que a gente prega. Falar de sustentabilidade e não implementar isto seria incoerente”.

Grimm explica ainda que construir um novo e moderno edifício ao lado do já consolidado e tradicional prédio do Colégio Cônsul não foi uma decisão fácil. “Há o interesse em manter viva a arquitetura histórica do Cônsul, mas ao mesmo tempo temos o desejo de trazer para a nossa cidade um prédio que possa ter no seu conceito a inovação, a contemporaneidade, olhar para o inovador”.

Atualmente, a obra está na parte de fundação. Segundo explica o diretor do Colégio Cônsul, é essencial que o prédio esteja pronto no início de 2020 para que seja aproveitado para o ano letivo. “Aparentemente corre tudo certo com a obra, e não deverá ser um problema em termos de estrutura. A parte de mobilias e do espaço interno será mais difícil porque, dentro destas novas tendências e propostas, uma parte destes elementos ainda terá que ser desenvolvida”.

Os alunos do Colégio Cônsul desenvolverão uma série de atividades aproveitando as estruturas do novo edifício, como o aprendizado sobre a energia fotovoltaica e também a manutenção da fachada verde.

Salas do novo edifício

Biblioteca
Salas de estudo e contação de histórias
Laboratório de física
Laboratório de química
Laboratório de mídias digitais
Laboratório de robótica
Laboratório de informática
Área de vivência interna e externa
Setor administrativo e pedagógico

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo