Número de autorizações para circulação de carreatas de Papais Noéis despenca em Brusque

Em 2015 foram concedidas 51 autorizações em Brusque, neste ano foram apenas 27

Número de autorizações para circulação de carreatas de Papais Noéis despenca em Brusque

Em 2015 foram concedidas 51 autorizações em Brusque, neste ano foram apenas 27

Encerrou na sexta-feira, 16, o prazo para a Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) conceder as autorizações para que os Papais Noéis realizem as carreatas de Natal nas ruas do município.

Neste ano, o número de autorizações concedidas caiu quase pela metade. Se em 2015 o órgão concedeu 51 autorizações, em 2016 foram apenas 27. O diretor da Setram, Adalberto Zen, diz que a crise pode ter influenciado na procura pelas autorizações. “Acredito que essa questão da crise pode ter contribuído para esse número baixo de pedidos”.

A exigência do cadastro vem desde 2014, porém, nem todos os grupos que costumam realizar as carreatas se regularizam. O diretor da Setram afirma que sem a autorização, não é possível realizar a carreata e o responsável fica sujeito à multa. “Quando a pessoa solicita a autorização, traz o veículo até aqui, nós avaliamos. É tudo uma questão de segurança”, diz.

Somente o veículo que levará o Papai Noel precisa da autorização, os outros que fazem o acompanhamento da carreata não têm necessidade. Para conseguir a autorização, os Papais Noéis precisaram informar a rota com data e horário que pretende circular e a placa do veículo. Além disso, o veículo precisa ter um apoio seguro para quem estiver na carroceria. O limite na carroceria é de até três pessoas, dependendo do veículo. Apenas adultos poderão ficar na carroceria no momento do evento.

Zen ressalta ainda que a Guarda de Trânsito faz o acompanhamento de algumas carreatas por questão de segurança. “Temos aqui a data e o roteiro. Como não temos como fazer o acompanhamento de todas, escolhemos aleatoriamente para ver se está tudo conforme o exigido”.

Exigência há três anos

O cadastro é uma exigência da Setram desde 2014. No ano anterior, o órgão ficou no centro de uma polêmica, após um agente da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) multar o motorista de uma caminhonete que levava um Papai Noel pelas ruas da cidade. Para evitar novos problemas, o órgão resolveu regularizar os grupos que fazem ações sociais no período natalino.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio