X
X

Buscar

Número de autorizações para circulação de carreatas de Papais Noéis despenca em Brusque

Em 2015 foram concedidas 51 autorizações em Brusque, neste ano foram apenas 27

Encerrou na sexta-feira, 16, o prazo para a Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) conceder as autorizações para que os Papais Noéis realizem as carreatas de Natal nas ruas do município.

Neste ano, o número de autorizações concedidas caiu quase pela metade. Se em 2015 o órgão concedeu 51 autorizações, em 2016 foram apenas 27. O diretor da Setram, Adalberto Zen, diz que a crise pode ter influenciado na procura pelas autorizações. “Acredito que essa questão da crise pode ter contribuído para esse número baixo de pedidos”.

A exigência do cadastro vem desde 2014, porém, nem todos os grupos que costumam realizar as carreatas se regularizam. O diretor da Setram afirma que sem a autorização, não é possível realizar a carreata e o responsável fica sujeito à multa. “Quando a pessoa solicita a autorização, traz o veículo até aqui, nós avaliamos. É tudo uma questão de segurança”, diz.

Somente o veículo que levará o Papai Noel precisa da autorização, os outros que fazem o acompanhamento da carreata não têm necessidade. Para conseguir a autorização, os Papais Noéis precisaram informar a rota com data e horário que pretende circular e a placa do veículo. Além disso, o veículo precisa ter um apoio seguro para quem estiver na carroceria. O limite na carroceria é de até três pessoas, dependendo do veículo. Apenas adultos poderão ficar na carroceria no momento do evento.

Zen ressalta ainda que a Guarda de Trânsito faz o acompanhamento de algumas carreatas por questão de segurança. “Temos aqui a data e o roteiro. Como não temos como fazer o acompanhamento de todas, escolhemos aleatoriamente para ver se está tudo conforme o exigido”.

Exigência há três anos

O cadastro é uma exigência da Setram desde 2014. No ano anterior, o órgão ficou no centro de uma polêmica, após um agente da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) multar o motorista de uma caminhonete que levava um Papai Noel pelas ruas da cidade. Para evitar novos problemas, o órgão resolveu regularizar os grupos que fazem ações sociais no período natalino.