O Município: um jornal que há 66 anos escreve nossa história

O Município: um jornal que há 66 anos escreve nossa história

Artigos

*Por Jonas Oscar Paegle, prefeito de Brusque

Sou leitor do Jornal O Município desde a primeira metade da década de 70 do século passado. Na época, ao chegar em Brusque, para atuar como médico do trabalho nas indústrias e também na UTI do Hospital de Azambuja, tive o primeiro contato com este importante periódico. 

Foi através de suas páginas que puder conhecer, entender e saber um pouco mais do povo que aqui vivia. Através de nomes e sobrenomes manchetados em cada matéria, compreendi que a cidade estava sendo construída pelas colonizações alemã, italiana e polonesa.

Seus fatos rotineiros e extraordinários, a queda da ponte do Centro, a cobertura das grandes enchentes e os inesquecíveis dérbis entre o Paysandú e o Carlos Renaux. Mais tarde, o Brusque Futebol Clube, também entrou nesse circuito. 

A leitura era, e ainda é obrigatória. Através de suas páginas encontramos os nascimentos e obituário. De acidentes a festas de aniversário; de casamentos e fatos políticos.

Muitas vezes fui entrevistado como profissional da saúde. Porém, confesso, pouco gostava de ser notícia. 

É provável que minha vocação política tenha sido influenciada pela imprensa de forma geral. Lendo colunas, colunistas e notícias desse universo, resolvi colocar meu nome à disposição da comunidade. Primeiro como vereador, sendo duas vezes eleito. A cada sessão da câmara, meus pronunciamentos na tribuna sempre eram destacados pelo O Município.

Mais tarde, em 2017, assumo a chefia do poder executivo. Um novo cargo, um novo desafio e a proposta de construir um a nova cidade a cada dia. Novamente, O Município está em minha vida. Muitas vezes, antes mesmo de um reclame de um morador, presidente de associação de bairro, vereador, etc., é pelas páginas do jornal que fico sabendo dos anseios da comunidade.  

E quando o governante tem em mente que o papel da mídia é justamente este, de ouvir todos, a qualquer momento, sem interferência e principalmente não temer críticas, acredito que a imprensa séria passa a ser uma grande aliada em prol do desenvolvimento da sociedade. 

E esse papel o Jornal O Município vem cumprindo ao longo desses 66 anos. Vivemos hoje um mundo de várias transformações, sejam elas tecnológicas ou até mesmo pela recente pandemia do coronavírus. Os bons se reinventam, se modernizam, se adaptam e continuam suas carreiras. Além de um jornal impresso histórico, O Município possui uma grande plataforma online, integrando e interagindo seus conteúdos em várias mídias.

E em época de fake news, a credibilidade conquistada ao longo de mais de seis décadas, credenciam este jornal a ser uma fonte confiável. 

Quero aqui, em nome do poder Executivo municipal, desejar vida longa. Mais que isso, agradecer e reconhecer que seus profissionais do passado, do presente e do futuro, são os verdadeiros historiadores de seu tempo. Parabéns, Pelos 66 anos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo