Nas últimas semanas andei assistindo um seriado do History Channel, Vikings. E a luzinha da curiosidade piscou e sai pesquisando mais sobre esses povos do norte que dominaram a Europa do século VIII d.C. ao século XI d.C.  E descobri coisas que me surpreenderam que não passam nas telinhas.

Esqueça os elmos com chifres!

Para a tristeza dos amantes do Como Treinar o Seu Dragão da DreamWorks, os vikings não usavam capacetes com chifres. Apenas os sacerdotes utilizavam algo parecido.

Eram muito limpos para época!

Se os ingleses do século X tomavam banho uma vez por mês, os nórdicos se banhavam uma vez por semana!

As madeixas loiras eram moda!

Os vikings morenos descoloriam os cabelos e barba com sabonetes com alto teor de soda cáustica, assim praticamente dizimando um problema da época, os piolhos.

As mulheres tinham direitos!

Ser uma mulher na sociedade viking não era tão ruim. Tinha direito a herança, divórcio e reaver seus dotes se o casamento terminasse e ainda o seu voto era válido em decisão de penas de crimes.

Não eram guerreiros em tempo integral!

Em boa parte do ano os nórdicos eram fazendeiros. Geralmente, só a primavera era tempo de pilhagem e saques.

Quem diria, esquis!

Os escandinavos construíram esquis primitivos há, no mínimo, 6 mil anos. Na Era Viking, os nórdicos tinham o esqui como uma maneira eficiente de se locomover e uma forma de recreação. Eles até mesmo adoravam um rei do esqui, Ullr!

Sempre vimos os vikings como bárbaros, terríveis, mas não era bem assim.  Era um povo de certa forma evoluído para a sua época e de costumes curiosos.

 

Trailer da quarta temporada:

 

avatar emily

 

Emily Camila Batschauer – 17 anos – Terceirão