Obra do IFC de Brusque deve ficar pronta neste ano

Prazo está mantido, desde que o governo federal mantenha os pagamentos em dia

Obra do IFC de Brusque deve ficar pronta neste ano

Prazo está mantido, desde que o governo federal mantenha os pagamentos em dia

A instabilidade política no plano nacional poderá ter reflexos no andamento da obra do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque. Segundo a direção do IFC, o dinheiro para a continuidade dos trabalhos está garantido, mas ainda não foi transferido completamente e isto pode ser um entrave.

O temor do diretor geral do IFC de Brusque, Hélio Maciel Gomes, é que com a possível mudança no comando do país, o modo de trabalho possa mudar. A presidente da República, Dilma Rousseff, corre risco de ser afastada da presidência pelo Senado nos próximos dias. Neste caso, o vice Michel Temer assumiria.

Questões político-partidárias à parte, Gomes diz que é natural que mude a gestão com a saída da presidente. Com isso, as pessoas que lidam com o IFC de Brusque, enviando e recebendo os documentos, são trocadas, e o relacionamento tem que ser refeito. “A instabilidade política pode atrapalhar. Além da provável mudança do presidente do país, outro fator que pode influir sobre a continuidade das obras do IFC de Brusque são os cortes orçamentários. Certas repartições do governo federal anunciaram recentemente que estão sem dinheiro para obras. Um deles foi o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que deve paralisar as obras da BR-470 por causa de falta de caixa.

Obra dentro do esperado

A obra do campus foi iniciada no ano passado depois de muitas idas e vindas burocráticas. “A obra teve algum atraso por causa da chuva, mas está indo bem”, afirma o diretor geral do IFC de Brusque.

Neste momento, os trabalhadores fazem os acabamentos nos prédios, por isso, quem passa em frente à obra não vê ninguém. A previsão é de que nas próximas semanas a cobertura da quadra seja colocada.

De acordo com Gomes, foram realizadas algumas alterações no projeto, mas sem impacto significativo no orçamento. A obra continua com o valor orçado de R$ 10 milhões. A previsão inicial era de que tudo seria entregue em outubro deste ano, porém, por causa da chuva pode haver algum atraso.

Ainda assim, a expectativa de Gomes é de que tudo fique pronto até dezembro. O diretor do IFC explica que a intenção da instituição é abrir o Ensino Médio em 2017 e para isso imprescindível que o instituto funcione em sua sede própria.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio