X
X

Buscar

Obras no colégio João Boos, em Guabiruba, são paralisadas; entenda

Trabalhos foram iniciados em abril

Antiga demanda do município de Guabiruba, as reformas na Escola de Ensino Médio João Boos, que iniciaram no começo de abril deste ano, foram paralisadas na última semana.

De acordo com o coordenador regional de Educação, Odair Bozio, a interrupção aconteceu porque, durante os trabalhos, foi identificada a necessidade de realização de algumas mudanças na estrutura que não estavam previstas.

“Uma escada será mudada de lado e a passarela que existe vai se tornar salas de aula. Quando começaram a tirar o telhado e mexer nas paredes, foi verificado que as colunas que sustentam a parte de cima, onde vai ter quase 15 toneladas de concreto a mais, são feitas de tijolo maciço, são muito antigas. Então, aquela parte de sustentação não estava prevista no orçamento. Por causa disso, está sendo feito um aditivo para fazer novas colunas. Já está adiantado, mas precisamos aguardar trâmites legais e a publicação disso pelo governo do estado. Reformas têm surpresas no meio do caminho”, destacou.

O valor da obra está previsto em quase R$ 4,4 milhões, financiados pelo governo do estado, e o prazo previsto inicialmente para a finalização foi de oito meses. O coordenador regional explica que terá uma previsão da retomada dos trabalhos após reunião em Florianópolis na próxima quarta-feira, 6.

Transtornos para professores e alunos

Por causa da interdição do prédio devido às condições precárias, turmas estão tendo aulas em salas improvisadas no ginásio. Alunos entraram em contato com o jornal O Município relatando transtornos por causa de barulho e decepção por causa da paralisação dos trabalhos.

Bruno da Silva/Arquivo O Município

Odair relata que a coordenadoria busca uma solução para esse problema, mas que, por enquanto, não encontrou outro local na cidade onde as aulas possam ser realizadas em melhores condições.

“Quando assumi a coordenadoria, em agosto, essas salas estavam sendo finalizadas [a organização no ginásio] e, desde então, as aulas acontecem lá. Pedi para fazer um levantamento para procurar outro local em Guabiruba para atender às necessidades do João Boos, mas não se encontra um espaço. Existem galpões, mas seria a mesma situação que já está hoje, não mudaria nada. Buscamos semanalmente um lugar para comportar os alunos, mas, até agora, não encontramos”, explica.

O projeto

A previsão do projeto é da demolição da escadaria de acesso ao segundo piso do bloco 2 e depósito nos fundos do terreno. Além disso, será construída uma área de 2,18 mil m², com um novo bloco 3, com oito novas salas, um auditório, acesso coberto às áreas esportivas e campo de futebol. Com as novas salas, serão criadas mais 240 vagas nas turmas de ensino médio.

Os blocos 1 e 2, o refeitório e o ginásio de esportes vão ser reformados, totalizando área de 2,9 mil m². Serão construídos ainda dois bolsões para os ônibus pararem em frente à escola.