Observatório Astronômico de Brusque completa 40 anos de fundação

Conheça os principais fatos das quatro décadas de atuação da instituição

Observatório Astronômico de Brusque completa 40 anos de fundação

Conheça os principais fatos das quatro décadas de atuação da instituição

Em 3 de novembro de 1979 era inaugurado o Observatório Astronômico de Brusque, localizado no Centro. A iniciativa foi dos padres Tadeu Cristovam Mikowski e Pedro Canísio Rauber. No início, o projeto era simples, mas com o passar dos anos teve a ajuda de Silvino de Souza, amigo dos sacerdotes e que incluiu os estudos sobre Astronomia e Ciências.

O espaço recebeu a doação de um telescópio refletor Newtoniano de 200mm graças ao padre Raymundo Weihermann, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Certo tempo depois, o local passou a ser chamado de Observatório Kappa Scorpii, uma das estrelas representadas na constelação do Escorpião.

Com a reforma, foi construído um terraço para observação | Foto: Arquivo pessoal

Na passagem do cometa Halley, no dia 9 de fevereiro de 1986, centenas de pessoas prestigiaram o momento no Observatório. Com isso, o estudante do segundo ano, Ronaldo Uller, passou a fazer parte da equipe do local. A população passou a ter mais interesse pela ciência astronômica após a passagem do cometa. Em 1987, foi criado o Grupo de Estudos Astronômicos Antares, que tinha ligação com o Observatório.

Como o interesse da comunidade brusquense e regional pelas atividades do observatório estava crescendo, em 19 de março de 1988 foi fundado o Clube de Astronomia de Brusque (CAB), com o apoio do padre Tadeu. O clube unia o Observatório e o grupo de estudos.

Idealizador do Observatório Astronômico de Brusque, Tadeu Cristovam Mikowski, durante a reinauguração do espaço em 1995 | Foto: Arquivo pessoalSilvino de Souza permaneceu na presidência do clube desde a fundação até 19 de março de 1990. Nesse período, a gestão teve muito trabalho para colocar em ordem toda a documentação da entidade. Com Souza na diretoria, o CAB adquiriu a Declaração de Utilidade Pública.

Na gestão foi desenvolvido o programa de observação do Planeta Marte em Santa Catarina, com a coordenação de Souza. Também foi realizado o projeto “Astronomia Volta à Escola”, que consistia em visitas da equipe nas escolas do município levando palestras, vídeos e observações astronômicas. A iniciativa foi pioneira no estado e o CAB recebeu incentivo financeiro da prefeitura para recuperar as instalações físicas do Observatório Astronômico.

Em 1990, Ronaldo Uller assumiu a presidência e o CAB recebeu a Declaração de Utilidade Pública Estadual. Souza retornou à presidência da entidade em 1991.

Expansão

Em 1994, o observatório passou por uma reforma e ampliou seu espaço. As obras foram realizadas devido ao apoio de empresários, dos poderes públicos municipal e estadual, autoridades ligadas ao ensino, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Reforma e ampliação do Observatório Astronômico iniciou em 1994 | Foto: Arquivo pessoal

A recuperação da cúpula do observatório, localizada na torre onde é realizada a observação dos astros e estrelas, foi iniciada em 1º de outubro de 1994. Além disso, foi construído o segundo piso no local para abrigar um novo telescópio. Em seguida, foi construído um espaço para abrigar o auditório, sala de exposições, biblioteca, administração e o terraço de observação.

A reinauguração ocorreu em 5 de agosto de 1995 quando foi realizada uma cerimônia. A partir dessa data, o espaço passou a ser chamado como Observatório Astronômico de Brusque “Tadeu Cristovam Mikowski”, em homenagem ao idealizador do espaço.

Na oportunidade também foi inaugurado um relógio de sol equatorial, que ficou localizado próximo aos jardins do convento. Em agosto de 1996, foi construído e inaugurado um relógio de sol equatorial de 2,5 metros no Parque Zoobotânico.

Telescópio refletor Newtoniano de 200 mm | Foto: Arquivo pessoal

Também em 1996, o CAB, em conjunto com a Unifebe, realizou em Brusque a Primeira Semana de Astronomia de Brusque, evento de âmbito regional destinado a professores e alunos das áreas de geografia e ciências e ao público em geral. O evento ocorreu entre os dias 19 a 23 de agosto.

Espaço

O Observatório Astronômico tem 280 metros quadrados com um auditório que comporta 45 pessoas. Registros do Observatório mostram que 140 mil pessoas já visitaram o espaço.

Atualmente o local está fechado e não tem data para reabertura. O último evento realizado no local foi o 8º Simpósio Catarinense de Astronomia, que ocorreu em junho deste ano.

Foto recente da cúpula com o telescópio principal | Foto: Julia Fischer Barni

Linha do tempo

1979
Em 3 de novembro de 1979 é inaugurado o Observatório Astronômico

Arquivo pessoal

1986
Observatório recebeu diversas pessoas para ver a passagem do cometa Halley

1987
Criação dos Estudos Astronômicos Antares

1988
Em 19 de março de 1988 é fundado o Clube de Astronomia de Brusque (CAB)

1994
Espaço do Observatório é reformado

Arquivo pessoal

1995
Em 5 de agosto de 1995 é reinaugurado o espaço que passa a ser chamado de Observatório Astronômico de Brusque – Tadeu Cristovam Mikowski

Arquivo pessoal

1996
CAB e Unifebe realiza a 1ª Semana de Astronomia entre 19 e 23 de agosto de 1996. Em agosto do mesmo ano, é inaugurado o relógio do sol no Parque Zoobotânico de Brusque

Arquivo pessoal

2003
Clube de Astronomia participa do desfile de 4 de agosto com o tema “Brusque nas Estrelas”

Arquivo pessoal

2011
Em novembro de 2011 é realizado o 1º Encontro Catarinense de Astronomia

2018
É realizada uma breve reforma para otimizar o espaço do Observatório Astronômico

2019
Instituição completa 40 anos de fundação

Julia Fischer Barni
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo