Organização da Fenarreco se prepara para edição de 30 anos

Festa acontecerá entres os dias 8 e 18, e terá como destaque um resgate histórico da festa

Organização da Fenarreco se prepara para edição de 30 anos

Festa acontecerá entres os dias 8 e 18, e terá como destaque um resgate histórico da festa

Os preparativos para a Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco, já começaram. Neste ano, a edição comemorativa dos 30 anos da maior festa típica alemã de Brusque acontecerá de 8 a 18 outubro e terá como destaque o resgate histórico do evento.

O secretário de Turismo, José Luiz Cunha, o Bóca, destaca que como parte desse resgate dos 30 anos da festa, a comissão organizadora da primeira edição da Fenarreco será reativada e homenageada. “Estamos fazendo os contatos para reunir todos os 12 membros que organizaram a primeira edição desta festa que se tornou tradição em Brusque. A Secretaria de Turismo e o prefeito querem fazer o reconhecimento do trabalho iniciado por essas pessoas”, diz.

As rainhas e princesas de todas as edições também serão lembradas e terão lugar de destaque na 30ª edição. “Queremos reunir, pelo menos, uma integrante da realeza de cada ano, porque elas foram parte fundamental para ajudar a tornar a Fenarreco a festa grandiosa que é hoje”, afirma.

Cunha afirma ainda que a exclusividade de bandas típicas alemãs continuam na 30ª edição. “Já temos parte dos grupos musicais definidos e contratados, mas a programação só vai ser definida nos próximos meses. A tradição se mantém, e as bandas alemãs serão as principais atrações. Queremos manter a originalidade, isso não poderia ser diferente”.

O secretário ressalta que, neste ano, a integração da festa com o público será um dos principais objetivos. “Queremos dar muita ênfase ao entretenimento, fazer com que as pessoas interajam com a festa. Para isso, teremos dançarinos que vão ensinar os ritmos alemães para o público. Isso vai fazer com que as pessoas venham até a festa e, assim, manteremos viva a tradição”.

Bóca Cunha projeta ainda um crescimento significativo do público nesta edição. Segundo ele, a organização está trabalhando forte na divulgação da festa em Santa Catarina. “A nossa intenção é trazer muitos turistas, queremos aumentar esse público, e para isso, estamos participando de feiras e eventos de turismo pelo estado, e ainda vamos começar a divulgação para todo o país, colocar a marca da Fenarreco no Brasil, como já esteve no passado. O público pode esperar muitas surpresas”.

De acordo com ele, a mudança no comando da prefeitura chegou a causar indefinição nos preparativos da festa, mas Bóca garante que os problemas já foram contornados. “Tudo influenciou. O mês de abril foi uma indefinição, mas isso não chegou a prejudicar a organização da festa, tanto que foi uma das primeiras secretarias que o prefeito nomeou um titular porque sabia dessa responsabilidade”.

Bóca também destaca que a organização está trabalhando para que não haja prejuízos no fim da festa, assim como aconteceu na edição do ano passado. “Não temos a pretensão de dizer que a festa vai ser lucrativa, mas também não queremos prejuízo. Estamos trabalhando para evitar que isso aconteça. Vamos estruturar, chamar o público, mas não devemos causar prejuízo. Uma festa dessa promove a cidade, então todos que circulam aqui durante o período da festa deixam dinheiro na cidade. Estamos trabalhando para ter um superávit”.

Revitalização do pavilhão

O secretário ressalta ainda que o pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof deve receber uma atenção especial nesta edição da festa. “Já entramos em contato com o Ibplan [Instituto Brusquense de Planejamento], e vamos fazer alguns reparos no pavilhão, principalmente no telhado, que está bastante danificado. Também queremos reativar o elevador, que está interditado. Queremos deixar o local aconchegante, com uma nova decoração dentro do tema dos 30 anos, e um espaço adequado para o público se divertir. O prefeito já alocou recursos para que isso possa ser feito. Queremos deixar uma marca registrada nesse evento que entrou para a história e deve ser valorizado”.

Realeza mirim

Encerram amanhã as inscrições para a escolha da rainha e princesas mirins da 30ª Fenarreco. As candidatas podem se inscrever na sede da Secretaria de Turismo, anexo ao pavilhão.

Após receber diversas solicitações, a comissão organizadora alterou alguns itens do regulamento e reabriu as inscrições. Para se inscrever a candidata precisa ter 8 ou 9 anos de idade completos até a data do concurso. É necessário ainda residir em Brusque há, pelo menos, 24 meses; estar matriculada em uma unidade escolar de Brusque, ser simpática, extrovertida, comunicativa e educada, além de cumprir com horários e datas programadas pela secretaria, para se apresentar como rainha ou princesa mirim da Fenarreco.

Para participar, basta entregar a ficha de inscrição, disponível no site da prefeitura (www.brusque.sc.gov.br), na Secretaria de Turismo, junto com duas fotos. A secretaria atende das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio