Os Mestres Pelznickels: documentário será lançado na Câmara de Guabiruba na próxima semana
Audiovisual foi produzido pela Sociedade do Pelznickel com recursos da Lei Paulo Gustavo
A Sociedade do Pelznickel apresenta o documentário “Os Mestres Pelznickels”, que será lançado na quinta-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Guabiruba, em um evento para convidados, a partir das 19h.
Mais de 40 pessoas participaram da produção do audiovisual, que foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e operacionalizado pela Fundação Cultural de Guabiruba.
Enredo do documentário
Luiz Ervino Fischer, Ademir Klann e Fabiano Siegel são os personagens centrais do enredo, que apresenta histórias pessoais de cada um, contadas de um modo simples e autêntico.
“Este documentário é algo singular e muito pessoal. Fala de coisas que só podem ser sentidas por quem vive a tradição. Estamos muito felizes com o resultado, o público pode esperar um material de qualidade, que enobrece ainda mais a cidade de Guabiruba”, ressalta Fabiano.
De acordo com ele, o documentário destaca o modo de ser e fazer a tradição do Pelznickel.
“Na noite de lançamento, onde será apresentado o documentário, a Sociedade também vai conceder títulos de Mestres da Tradição do Pelznickel e de Sócios Beneméritos a diversos membros da nossa Sociedade. Vai ser um momento emocionalmente de reconhecimento para quem dá vida à tradição”, conta.
Bem imaterial de Santa Catarina
Fabiano revela ainda, que o documentário dará início às tratativas do registro do Papai Noel do Mato como bem imaterial de Santa Catarina.
O audiovisual foi filmado nos meses de abril e maio na cidade de Guabiruba. A captação e montagem é assinada pela produtora Stoa, o historiador responsável foi Alex Jhonatan Siegel e o roteiro/apresentação foi realizado pelo artista Emiliano de Souza.
Após a cerimônia de lançamento, o documentário será disponibilizado ao público em geral por meio das redes sociais da Sociedade do Pelznickel.
Roteiro
Para o roteirista Emiliano Souza, quem assistir ao documentário encontrará algo espontâneo de um tema cultural e característico de Guabiruba, que os três personagens generosamente compartilham com o público.
“As pessoas que vão assistir ao documentário terão a oportunidade de conhecer mais esse ser incrível que é o Pelznickel. Os Mestres estão aí porque eles têm esse conhecimento e partilham com as futuras gerações. A minha expectativa para o lançamento é a melhor possível. Espero que as pessoas se encantem ainda mais com o Pelznickel e com as pessoas que há tantos anos preservam essa cultura, essa arte, que persiste há tanto tempo”, declara.
Emiliano conta que para a construção do roteiro realizou perguntas aos três personagens. “As entrevistas foram feitas em momentos separados e cada um deles respondeu ao que foi questionado, que tem muito a ver com a forma deles se vestirem e se comportarem. Um deles se veste com trapos, outro com folhas e outro com barba de velho”, conta.
“Então no documentário eles mostram como cortam as folhagens e colocam uma sobreposta a outra. Mostram o método de como a roupa é feita. Cada um deles aprendeu com uma pessoa e fazem isso há 40 anos com muita arte. São pessoas que mantêm essa cultura e tradição. E o interessante é que eles não são detentores dessa cultura, porque eles realmente estão interessados e preocupados em passar adiante. Em compartilhar como cada um deles faz essa arte e se veste”, completa Emiliano.
Leia também:
1. Confira como o rigor do inverno irá afetar semana em Brusque
2. Jorginho Mello transmite cargo de governador de SC para presidente da Alesc
3. Padre Nélio Schwanke completa 45 anos de sacerdócio: “obrigação de servir comunidade brusquense”
4. Mulher que caiu no túnel do terminal e outros dois moradores de Brusque serão indenizados pela prefeitura
5. Carlos Renaux abre cadastro para interessados em adquirir os novos camarotes do Augusto Bauer
Assista agora mesmo!
“Jogo da mentira” trazido da Itália, brìscola é praticada em Botuverá há quase 150 anos: