Outubro Rosa: conheça a história de Maria José Fraga
Maria José Fraga Idade: 79 anos Bairro: Souza Cruz Profissão: Aposentada Em 1994, Maria José Fraga realizou a retirada da mama esquerda. Na época, foi mais uma questão de prevenção, tanto que ela não precisou de tratamento: embora tivesse um tumor, optou por remover o seio antes que ele se agravasse. Mais tarde, em 2006, por conta de uma […]
Maria José Fraga
Idade: 79 anos
Bairro: Souza Cruz
Profissão: Aposentada
Em 1994, Maria José Fraga realizou a retirada da mama esquerda. Na época, foi mais uma questão de prevenção, tanto que ela não precisou de tratamento: embora tivesse um tumor, optou por remover o seio antes que ele se agravasse.
Mais tarde, em 2006, por conta de uma íngua, ela retirou também o seio direito. Teve uma recuperação tranquila e, desde então, faz acompanhamento médico e consultas anuais. “O médico me falou que eu fui abençoada.”
Além dela, a filha e algumas sobrinhas também tiveram câncer de mama. Maria José conta que começou a frequentar a fisioterapia na Rede Feminina junto com a filha, no final do ano passado.
“Eu ia sempre sozinha ao médico. Fiz a primeira cirurgia em Florianópolis, foi muito tranquilo. A segunda operação eu fiz toda pelo SUS, foi mais tranquilo ainda. Só fiquei mais abalada”, diz ela, que demorou para contar para a família quando soube que teria que retirar o outro seio.
Quem percebeu que ela estava “escondendo” alguma coisa foi a neta, e então Maria José reuniu os familiares para contar. “Falei que não estava doente. Que tinha decidido tirar a outra mama, e pedi a opinião de todos, que me apoiaram muito.”
Veja também:
Jair Bolsonaro vence com folga em Brusque, Guabiruba e Botuverá
Eleito, Comandante Moisés alcança vitória histórica em Brusque
Motorista atropela mulher e é detido por policiais à paisana em comemoração pró-Bolsonaro
Governo quer acompanhamento individual de recém-nascidos para reduzir taxa de mortalidade
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Marido agride mulher e impede de sair de casa para votar, em Blumenau