Padre Anísio José/Arquivo Pessoal
Padre de Brusque que ajudou na vinda do Papa ao Brasil relembra ensinamentos de Francisco
Anísio José Schwirkowski esteve com o Papa quatro vezes e diz que os gestos simples dele eram suas características mais marcantes
O padre Anísio José Schwirkowski, de Brusque, foi um dos responsáveis pela vinda do Papa Francisco ao Brasil em 2013. A visita aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Além desse encontro, Anísio também esteve com o papa em outras quatro ocasiões.
Papa Francisco faleceu na segunda-feira, 21, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência cardíaca.
O corpo do Papa será levado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira, 23, às 4h (horário de Brasília).
“Papa dos gestos”
As principais características que o padre lembra de Francisco são os seus gestos. Para Anísio, o Papa transmitia sua mensagem não apenas para a Igreja, mas para todo o mundo. Ele diz que cada um dos últimos três Papas tinha suas próprias marcas.
“Nós tínhamos o Papa João Paulo II, que inclusive esteve em Curitiba (PR) e que era o Papa da imagem. Ele esteve em tantos lugares e viajou pelo mundo afora. Também houve o Papa Bento XVI, que foi o Papa mais tímido, mas o Papa da palavra bendita, bem articulada e bem falada. Já o Papa Francisco, nós poderíamos dizer que foi o Papa dos gestos”, diz.
Anísio conta que, logo que o Papa saiu do hospital, levou um buquê de rosas que ganhou de uma mulher até a Basílica de Santa Maria Maior. “Ela sempre mandava esse ramalhete de flores. São gestos simples e, ao mesmo tempo, significativos.”
Ensinamentos e legado do Papa Francisco
Entre esses gestos, o padre destaca um ensinamento do Papa durante o retorno de Francisco a Roma, envolvendo diversas polêmicas da Igreja e do mundo. Ele conta que o Papa disse a seguinte frase: “Quem sou eu para julgar?”. Com esse momento, Anísio viu que ele era alguém que acolhia os outros.
“Ele inclusive disse que a Igreja tem lugar para todos. Francisco foi esse dos gestos, o Papa acolhedor. A humanidade estava com saudades de Francisco de Assis, e Deus mandou Francisco de Roma para todos nós. Que descanse em paz, que Deus o recompense por todo o bem que fez. E, assim como Deus nos surpreendeu com o Papa Francisco, esperamos também uma surpresa boa com o novo sumo pontífice, com o novo Papa.”
“Agradecendo a Deus pela sua vida em missão, pedimos para que ele também continue pastoreando, cuidando do seu povo, nos enviando um bom pastor”, finaliza.
Leia também:
1. Homem é preso após ameaçar ex-companheira por mensagem, em Brusque
2. Partido decide expulsar vice-prefeito de Lages acusado de agredir mulher
3. Da violência doméstica ao botão do pânico: conheça o programa Rede Catarina da PM e os números em Brusque
4. Defesa sólida do Brusque pode ser melhor arma para a sequência da Série C
5. Nova UBS do Centro: o que diz o laudo solicitado por moradores sobre terreno em Brusque
Assista agora mesmo!
Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque: