Pais reclamam de falta de vagas nas escolas de Brusque; Secretaria de Educação se manifesta
Reclamação é de pouca oferta de vagas na região de Águas Claras e Paquetá
Reclamação é de pouca oferta de vagas na região de Águas Claras e Paquetá
Pais de alunos relataram falta de vagas nas escolas da região dos bairros Águas Claras e Paquetá. A reclamação é voltada para crianças do 1º ano. Para as escolas estaduais, a reclamação é sobre o número de turmas, considerado pequeno. A Secretaria de Educação e a Coordenadoria Regional de Educação se manifestaram sobre o caso.
Conforme a secretária de Educação, Franciele Mayer, no ano de 2024, a rede municipal de educação de Brusque atendeu 1.129 alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental. Até a presente data, foram realizadas 1.037 matrículas para o ano letivo de 2025.
“Na região do bairro Paquetá, a Escola de Ensino Fundamental Paquetá atende 81 alunos, distribuídos em três turmas. Nessa região, há outras escolas que também realizam matrículas”.
Ainda nas proximidades, há a Escola de Educação Básica Ivo Silveira, localizada no Águas Claras, da rede estadual de ensino, que atende, em média, 60 alunos em duas turmas; a Escola de Ensino Fundamental Padre Vendelino Wiemes, no Cedrinho, que atende 50 alunos em duas turmas, assim como a Escola de Ensino Fundamental Isaura Gouvêa Gevaerd, localizada no Thomaz Coelho.
A secretária ressalta que é importante destacar que, “de acordo com o endereço de residência do aluno, ele é encaminhado para uma das escolas mencionadas. Quando a distância entre a residência e a escola ultrapassa três quilômetros, o aluno tem direito ao transporte escolar gratuito”. E completa que nenhum aluno fica sem matrícula. “Em uma das unidades da região ele será atendido”.
Ao final, menciona que as matrículas para a rede estadual de ensino estão em andamento e que nas escolas municipais foi aberta uma fila de espera para transferência.
A coordenadora Regional de Educação, Flávia d’Alonso, conta que até o momento, na rede estadual, foram realizadas cerca de 1108 pré-matrículas, dos anos iniciais até o ensino médio, através do sistema de matrícula on-line, em Brusque. E que quando as vagas na rede estadual estão cheias, os atendimentos são feitos pela rede municipal.
Minas abandonadas de Guabiruba ainda despertam curiosidade dos moradores: