Paixão e Morte de um Homem Livre: saiba como participar da seleção dos figurantes do espetáculo
Tradicional teatro de Páscoa de Guabiruba volta a ser apresentado nos dias 14 e 15 de abril
Tradicional teatro de Páscoa de Guabiruba volta a ser apresentado nos dias 14 e 15 de abril
Faltando pouco mais de dois meses para o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre, os integrantes da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), responsável pela tradicional peça teatral, intensificam a preparação para que tudo aconteça dentro do planejado nos dias 14 e 15 de abril, data em que o espetáculo volta a ser realizado em Guabiruba, após dois anos de pandemia.
Neste ano, a história de Jesus será contada do ponto de vista de uma menina e, para poder retratar a história mais famosa do mundo, a seleção do elenco principal foi realizada ainda em 2021.
De acordo com o presidente da AACSP, Marcelo do Nascimento, cerca de 47 pessoas terão falas durante o espetáculo deste ano. Para escolher quem representará cada personagem, a equipe de produção realizou uma seleção por meio de vídeos.
“Selecionamos três personagens pontuais: Pilatos, Maria e um sumo sacerdote para que os candidatos pudessem escolher algum e representar para a nossa avaliação. Prestamos muito a atenção na narração, na entonação para poder escolher cada um”.
Pessoas de Brusque e Guabiruba fazem parte do elenco principal. Muitos, inclusive, já atuam como ator ou atriz.
“Fizemos essa primeira seleção, em que eles escolheram um personagem, gravaram cenas e nos mandaram. Alguns fizeram apenas a leitura do texto, outros até montaram pequenos cenários para gravar o vídeo. Foi bem legal”.
Após essa primeira seleção, a produção do espetáculo também realizou encontros presenciais com os possíveis integrantes do elenco. “Nos reunimos pessoalmente também para nos conhecer um pouco melhor, porque o contato até o dia do espetáculo é bastante intenso”.
A seleção dos figurantes será no dia 20 de fevereiro, às 16h, no salão da igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré, onde o espetáculo é realizado.
O presidente da AACSP explica que qualquer pessoa que tiver vontade de participar do teatro pode se inscrever.
“É só chegar lá na igreja no dia e colocar seu nome à disposição. Teremos um quadro informando quantas pessoas precisamos, conforme os figurinos disponíveis”.
Marcelo destaca que não é necessário experiência, apenas o comprometimento de participar dos ensaios todos os domingos, a partir do dia 6 de março.
Neste ano, o papel de Maria será interpretado por uma atriz global. A associação deve anunciar o nome da atriz no fim deste mês, quando o espetáculo for lançado oficialmente.
Marcelo explica que na montagem do texto do espetáculo deste ano, que seria apresentado originalmente em 2021, a equipe definiu, em consenso, que o papel de Maria seria interpretado por uma atriz conhecida nacionalmente.
“Fizemos o levantamento de algumas atrizes e chegamos a 20 nomes. Eles foram encaminhados para um produtor fazer os contatos e o orçamento. Temos um valor no projeto que tem que ser respeitado, então quatro nomes ficaram dentro deste orçamento”.
Entre esses quatro nomes, a produção fez a escolha. Nos anos anteriores, o espetáculo teve a participação de Júlio Rocha, Francisco Cuoco e Luciano Szafir.