Para homenagear a cidade fique aqui com algumas características que todo brusquense que se preze deve ter na veia:

Fala “XIS” no lugar do “S”: Bruxqui, Excola, Expecial, Xurraxco
Xurrasco temperado no limão e cebola
Fala que vai “descer pra praia no fim de semana”
É amigo pessoal do dono do bar que frequenta
Sabe jogar bocha
Tem Chácara no Lageado
Tem (ou teve) Casa de madeira no Perequê
Escuta o Saulo Tavares
16h: caldo de cana com pastel de palmito
Gosta de Festa de Igreja
Fez aula de datilografia no CEIB
Não se dá bem com blumenauense
Pesca ou já pescou na saída da vala do SESI
Arruma o carro só no mecânico de confiança
Passa férias em Navegantes
Pergunta sempre: “tu és filho de quem?”
Passa Lua de Mel em Gramado
Já fez algum aniversário na Goiabeira do Guarani

Fiasco

A seleção feminina de futebol, assim como a masculina, foi mais um fiasco na Copa do Mundo, não conseguindo ganhar nem da Jamaica de Bob Marley and The Wailers. A equipe caiu ainda na primeira fase do torneio. Olha, na verdade nós tivemos a grande sorte de ter a Marta jogando futebol por aqui um dia, porque sem ela temos um time bem comum, nota 7. Um detalhe importante é que a técnica da nossa seleção feminina já está morando aqui no Brasil faz um bom tempo e ainda não fala português. Se fosse na seleção masculina já teria sido espinafrada faz tempo…

Reunião do Copão

Se a pessoa vem de São Paulo para Brusque porque não pode mais ver na sua frente moradores de rua perambulando no meio dos comércios e incomodando as pessoas, ela pode virar as costas e ir embora porque aqui vai continuar encontrando, e não é pouca gente não! O novo point dessa galera agora é ali próximo ao Supermercado Komprão, na Ponte do Trabalhador, no bairro Santa Rita. Enquanto lá em Brasília tem a famosa reunião do COPOM para definir os juros da nossa economia, ali nessas imediações a turma faz a reunião do COPÃO! O Papo de Bar já recebeu várias reclamações também sobre a Casa de Passagem com imagens do pessoal como se estivesse no Woodstock com sexo, drogas & rock’n roll, só que melhor ainda, porque não precisa pagar nada. Então é o seguinte, ou a prefeitura dá um jeito nessa bagunça toda pela cidade ou pode chamar o pessoal da ENGESAN para aumentar aquela piscininha que tem ali no Centro Empresarial porque ela vai ficar pequena para esse verão, ah vai! E tem mais, não venham pra cá com esse papinho goiaba de pobrefobia porque pobre é uma coisa e vagabundo é bem outra!

163 primaveras

Nossa cidade comemora 163 anos da sua fundação, e o que temos para comemorar? Muito, claro! Brusque é a cidade que nós escolhemos para viver, trabalhar, ter nossos filhos e também é a cidade em que muitos de nós, assim como eu, nasceu e não consegue ficar longe dela por muito tempo. Ainda me recordo muito bem do período em que fui “estudar fora”, quando ficava contando as horas e os minutos para chegar sexta-feira e poder voltar pra cá, para minha casa, para os meus amigos, para a minha cidade. Sempre falei para todos que era de “Brúxqui” e todos por lá me enchiam o saco por causa isso. Nunca dei bola, puxava ainda mais o “xis” só pra irritar a alemãozada lá em Joinville. Falava (e ainda falo!) com orgulho de Brusque para todos como se aqui fosse o paraíso. É claro que ninguém acreditava, mas era realmente o que eu pensava e penso isso da nossa cidade até hoje!

Voz singular dos teares

Brusque, a cidade dos tecidos, o berço da fiação catarinense, a cidade dos “alemão”, a cidade dos “taliano”, a cidade dos “polaco”, a cidade das canchas de bocha, a cidade das cucas, a cidade das empadas, a cidade da pronta entrega, a cidade dos bares, a cidade dos Jogos Abertos, a cidade onde nasceu a primeira fábrica de geladeiras, a cidade do
Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, primeiro clube do gênero em Santa Catarina e o mais antigo da América Latina, a cidade do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, a cidade do Clube Atlético Carlos Renaux, o vovô do futebol catarinense, a cidade do “mais querido” meu Paysandu, a cidade do nosso Bruscão, a cidade onde foi fundada a segunda APAE do Brasil, a cidade da urna eletrônica, a cidade da imponente Igreja Matriz São Luis Gonzaga, a cidade do Parque da Caixa D’Água (bons tempos), a cidade da Fenarreco, Fenajeep, enfim, Brusque é tudo isso e mais um pouco.

Babilônia

Nossa cidade nasceu do pioneirismo dos primeiros colonizadores que queriam implantar por aqui um pedacinho da sua terra natal, um pouquinho da sua Alemanha, da sua Itália, da sua Polônia. Hoje passamos está com quase 150 mil habitantes, com a ajuda daqueles que vem de fora para aqui também fincar(ui!) as suas raízes, por causa das oportunidades de trabalho. E eles também querem que aqui seja um pedacinho do seu Paraná, do seu Rio Grande do Sul, da sua Bahia, da sua São Paulo, do seu Pará. E essa mistura é que vai fazer com que a nossa cidade continue crescendo a cada dia.

Cantar triunfal do progresso

Hoje somos também a cidade do setor metalmecânico, das metalúrgicas, das empresas que produzem eletrodomésticos, somos a cidade da mistura dos povos, e talvez por isso
estejamos crescendo a passos largos a cada ano que passa. Dificuldades existem às
pencas, mas o nosso povo é forte, tem aquele brilho no olhar que o diferencia dos
demais, tem o espírito do empreendedorismo, tem a garra e a vontade de vencer que nos
persegue desde os primeiros colonizadores que aqui fincaram raízes. E é por tudo isso
que temos muito o que comemorar nessa data!

Salve Brusque, imortal

Nossa Brusque, de tantas memórias, de tantos lugares e de tantos personagens que
marcaram toda essa história. Brusque já não é mais a mesma, evoluiu, e muito, e com
essa evolução vieram alguns problemas e também a violência. Mas o
certo é que todo esse desenvolvimento da nossa cidade nas últimas décadas trouxe
muito mais benefícios do que malefícios para nós brusquenses, que amamos essa cidade
onde nascemos! E é por isso que bradamos com muito orgulho: Salve Brusque, imortal!

 

 

Puxando o Saco

O “Puxando o Saco” dessa semana manda um abraço aos aniversariantes Seu Ervino
Wandrey, Luciano Fialho, Jaison Minella, Cláudio Mendes de Lima (Boko), Seu
Marcos Welter, Aderlei Pereira, Alex Sandro Landeira, Bom feriado, fiquem todos com Deus e bom final de semana!

Sabedoria Butecular

“A vida é uma roda gigante.
Uma hora você está lá em cima.
Outra hora você está lá embaixo.
Mas nunca esqueça que ela gira!” – by Kríga