Parceria entre sindicatos de Brusque evita 200 ações judiciais em 2018
Fruto de parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintricomb) e o Sindicato da indústria da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), a Comissão de Conciliação Prévia (CCP) evitou que quase 200 ações chegassem à Justiça do Trabalho em 2018.
Foram 194 atendimentos, acertando a negociação de, aproximadamente, R$ 1,7 milhão. Os valores são oriundos de verbas rescisórias não pagas, FGTS e outros encargos.
Veja também:
Celesc prevê conclusão da terceira subestação de Brusque em 90 dias
Polícia de Gaspar prende homem filmado estuprando mulher na rua
Cartório Gevaerd está sob intervenção da Corregedoria-Geral do TJ-SC
Criada há mais de dez anos, a CCP tem por missão resolver pequenas pendências entre empregado e patrão, evitando que o caso chegue à esfera judicial e esbarre na morosidade do sistema, cujas audiências levam meses para ocorrer.
A Comissão de Conciliação Prévia reúne advogados dos dois sindicatos, o laboral e o patronal. Nas audiências, que ocorrem às sextas-feiras, no período da manhã, na sede do Sintricomb, eles atuam na defesa da parte que representam.
Nas reuniões da CCP, as partes envolvidas expõem a situação que causou impasse entre elas. Caso haja acordo entre as partes, uma ata é gerada e o caso é dado com encerrado, tendo valor jurídico.
Quando não há acordo, uma ata negativa também é confeccionada e as partes buscam a justiça para resolver a situação.
Veja também:
Jovens brusquenses são admitidos em universidades nos Estados Unidos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região