Paróquia São Luís Gonzaga pede que fiéis coloquem ramos na entrada de casa
Pedido faz alusão ao período da Quaresma
O período da Quaresma é de grande importância para a igreja católica. É considerado um momento de reflexão, jejum e perdão. Por causa do isolamento contra o coronavírus, as missas e cultos presenciais, assim como as procissões que marcam este período foram suspensas em razão da aglomeração de pessoas.
Em Brusque, a Paróquia São Luís Gonzaga continua fazendo a transmissão das missas e publicando reflexões relacionadas à quaresma em suas redes sociais. O pároco, padre Diomar Romaniv, informou que na quarta-feira, 18, foi publicado um vídeo no Facebook pedindo que seja colocado um ramo envolto em um pano branco na entrada das casas.
A motivação é uma representação da fé e que deve ser pendurada na porta da casa ou em lugar visível. Segundo Romaniv, este gesto serve “para lembrar do povo que acolheu Jesus como um sinal de esperança e a nossa salvação”.
Na quinta-feira, 19, fiéis enviaram para a paróquia fotos dos ramos pendurados em suas casas. De acordo com pároco, além de Brusque, as paróquias de São Bento do Sul e Guabiruba também tomaram a iniciativa.
Neste domingo, 29, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também sugeriu a colocação dos ramos, em alusão às festividades de Domingo de Ramos, em 5 de abril. É o período da Quaresma relatado na Bíblia em que Jesus chega a Jerusalém montado em um jumento, e os moradores cortam ramos para recebê-lo.