Pela primeira vez, Brusque pode ter uma mulher no conselho estadual da OAB
Regiane Maria Soprano, Juliana Haas e Simone Regina Moser concorrem em chapas distintas
Regiane Maria Soprano, Juliana Haas e Simone Regina Moser concorrem em chapas distintas
Nesta quinta-feira, 25, ocorrem as eleições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina e quatro chapas concorrem ao pleito. Em Brusque, as advogadas Regiane Maria Soprano Moresco, Juliana Hass e Simone Regina Moser podem ser a primeira mulher de Brusque a estar no Conselho Estadual da OAB.
Além das eleições estaduais, no dia 25 a OAB de Brusque elege nova Diretoria e Conselho. As eleições acontecem simultaneamente em toda Santa Catarina, nas demais 50 Subseções ou conselhos subseccionais.
Regiane é candidata a Conselheira Estadual Suplente pela Chapa 1 – Juntos Pela Mudança. A chapa tem como candidatos a presidente Hélio Rubens Brasil e a vice-presidente Andréia Dota Vieira. Pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), os candidatos da chapa são Leandro Bernardino Rachadel, a presidente, e Giovana Caporal Menegotto, a vice-presidente.
Formada há 30 anos, a advogada iniciou a minha vida profissional em Brusque. Durante as três décadas, participou das atividades da OAB Subseção de Brusque, onde já foi Tesoureira e Delegada da Caixa.
Segundo Regiane, a participação nas eleições da OAB veio de um convite para ter uma cadeira no Conselho Estadual do Renato Munhoz, que é candidato a Conselheiro Federal. “Foi um convite honroso que não poderia recusar já que, ter a possibilidade de representar as mulheres advogadas catarinenses e mais ainda, as brusquenses no Conselho Estadual é uma responsabilidade e um orgulho muito grande, responsabilidade maior ainda por ser uma das advogadas mais antigas atuantes na Comarca”, conta.
Regiane detalha que a atuação junto ao Conselho Estadual da OAB será um grande desafio, pois abrange a fiscalização da aplicação da receita da OAB, relatórios, balanços e contas da diretoria, das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, entre outras funções.
“Como advogada, só o fato de ter meu nome lembrado para compor a chapa, já me deixa muito orgulhosa independentemente do resultado, pois não deixa de ser o reconhecimento pela minha atuação na advocacia brusquense”, completa.
Juliana é candidata a Conselheira Estadual Titular pela Chapa 2 – A OAB Que Você Quer. A chapa tem como candidatos a presidente Vivian de Gann e o vice-presidente Alceu Xenofontes Lenzi. Pela CAASC, os candidatos da chapa são Cesar D’Avila Winckler (presidente) e Lorena Boing dos Santos (vice-presidente)
Formada em 2011, a advogada conta que começou a experiência profissional durante a faculdade, enquanto fazia estágios em órgãos públicos e escritórios de advocacia. Após a formatura, se especializou na área de Direito Público, seguida por outras na área de Direito Previdenciário. Este último foi escolhido como área de atuação.
“O resultado e reconhecimento vieram naturalmente e a simpatia pela matéria abriu caminho para vivenciar a primeira experiência em prol da advocacia, participando da Comissão Temática de Direito Previdenciário da Subseção de Brusque”, conta.
Apesar de nunca ter concorrido a um cargo eletivo, Juliana ressalta que vive na advocacia de piso. Para a advogada, o Conselho Estadual sempre pareceu distante das subseções e escritórios de pequeno/médio porte. Contudo, a candidatura traz a sensação de uma OAB mais plural, acolhedora, representativa e sem personalismos.
“É certo que a OAB perdeu muito espaço e representatividade nos últimos anos, perante a sociedade e entre os advogados que pertencem aos seus quadros. Poder contribuir, de alguma forma, com a recuperação desse protagonismo histórico é animador, da mesma forma que é gratificante representar o protagonismo das mulheres nesta luta. Não só o órgão classista, mas a sociedade como um todo, mais do que nunca, precisa de união”, finaliza.
Já Simone é candidata a Conselheira Estadual Suplente pela Chapa 4 – Mais Avanços, Mais Futuro. A chapa tem como candidatos a presidente Cláudia da Silva Prudêncio e o vice-presidente Eduardo de Mello e Souza. Pela CAASC, os candidatos da chapa são Juliano Mandelli Moreira, como presidente, e Herta de Souza, como vice-presidente.
Advogada há 22 anos, Simone é natural de São Miguel do Oeste e atua em Brusque na área empresarial. Desde 2001, ela é sócia do escritório Heinig e Moser Advogados Associados.
A advogada recorda de uma conversa informal com Rafael Maia em 2019, quando recebeu convite para participar do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB. Após aceitar, foi nomeada secretária adjunta. Neste desafio, teve apoio de Éder Gonçalves, que é candidato na mesma chapa a Conselheiro Estadual Titular.
No final de 2020, ela foi convidada a participar das eleições por Rafael e Ildete Vale. “Repensei um pouco, pois o desafio seria maior do que no TED. A surpresa foi saber que nunca tivemos uma conselheira mulher de Brusque, nesses 43 anos. A cidade tem muitas advogadas brilhantes, conceituadas, que poderiam ter integrado o conselho. Hoje me sinto honrada pelo convite, por estar participando do pleito”, continua.
Para ela, é um novo desafio para a vida profissional. O principal objetivo é atuar em prol da advocacia, principalmente de Brusque. “Acho que é importante para abrir portas a outras mulheres. Estamos de igual para igual, temos advogadas exercendo mais de 30 anos de profissão. É abrir portas para as mulheres se engajarem”, completa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: