Implantação do grupo de escoteiro em Guabiruba acontecerá em 2022

Projeto foi paralisado devido à pandemia de Covid-19 e retomado neste ano

Implantação do grupo de escoteiro em Guabiruba acontecerá em 2022

Projeto foi paralisado devido à pandemia de Covid-19 e retomado neste ano

Guabiruba receberá grupo de escoteiro no próximo ano. A novidade chegará a cidade após ser debatida entre o grupo de Brusque, com a prefeitura e pais de participantes.

A ideia surgiu em 2019 quando Márcio do Nascimento levou o filho ao grupo escoteiro de Brusque. Ao perceber a importância do projeto, ele decidiu trazer apenas as atividades para o município. “Conversando com o presidente da época, que era o Gerson, tivemos a ideia de trazer o grupo como um todo para Guabiruba. Acabamos acatando a ideia e foi onde tudo começou”, pontua.

Márcio, que é o presidente do grupo de Guabiruba, intitulado como Dragões da Montanha, explica que o projeto seria implantado em 2020. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, os planos precisaram ser adiados. O projeto foi retomado em julho de 2021 e a partir disso, com a base do que já havia sido debatido, eles entraram em contato com os interessados. Além disso, a direção também realizou reuniões com a Prefeitura de Guabiruba, a Secretaria de Educação e os colégios.

escoteiro guabiruba
Integrantes que já participam dos escoteiros em Brusque e serão transferidos para Guabiruba | Foto: Arquivo pessoal

Durante a conversa com a Secretaria de Educação foi determinado que a Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli, no bairro São Pedro, servirá para sede do grupo. “Ele é um colégio misto, ou seja, parte do município e parte do estado. Conseguimos autorização, tanto do município como do estado, para utilizar as mediações do colégio”.

O nome do grupo vem do folclore do dragão de Guabiruba. Além disso, a cidade faz parte do Distrito das Montanhas, no qual Brusque, São João Batista e Nova Trento também fazem parte.

Início das atividades

A assembleia do grupo já tem data marcada e deve acontecer no dia 11 de dezembro para posteriormente fazer o registro em cartório e adquirir o CNPJ. A previsão para o início das atividades é de março de 2022.

“O grupo escoteiro de Brusque é o nosso padrinho. Desde o começo nós tivemos conversas com eles para levar alguns chefes para aprimorar eles e ter o treinamento. Nesses casos foram levadas algumas crianças também, que são os filhos dos chefes”, diz.

escoteiro guabiruba
Primeira reunião com pais apresentando o grupo escoteiro em 2019 com participação dos presidentes dos grupos de Brusque e São João | Foto: Arquivo pessoal

Após a abertura do grupo, os participantes de Guabiruba serão transferidos para o município conforme determinam os protocolos e processos dos escoteiros.

Márcio comenta que a expectativa é muito boa e que todos estão empolgados. “Sabemos que não será fácil, muita responsabilidade e dedicação para educar os jovens e devolvê-los para a sociedade mais ativos, participativos e atuantes na comunidade. Estamos recebendo muito apoio, sendo da prefeitura, Secretaria da Educação, pais e empresas. Se tudo der certo, até final de 2022 conseguiremos aumentar o grupo e quem sabe abrir o ramo Sênior”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo