Pelznickelplatz já está aberta à visitação em Guabiruba
Sociedade do Pelznickel estima que mais de 15 mil pessoas devem passar pelo local
Sociedade do Pelznickel estima que mais de 15 mil pessoas devem passar pelo local
Antes das 19 horas desta sexta-feira, 8, a fila na porta da Pelznickelplatz, em Guabiruba, já estava formada e, com o passar dos minutos, só crescia. Crianças e adultos aguardavam ansiosos pela abertura do cantinho mais misterioso da cidade: a casa do Pelznickel, o famoso e temido Papai Noel do Mato.
Scheila Vieira foi acompanhada do marido, Rafael Ferreira e dos filhos, Gabriel, 7 anos, e Ana Victória, 3 anos. Eles chegaram às 18h30 na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes, e foram os primeiros a entrar no espaço neste ano.
Esta foi a terceira vez que a família saiu de Brusque para visitar a atração que preserva a tradição alemã. Para Rafael, o papel da Pelznickelplatz é fundamental para a preservação da cultura. “Em um mundo cada vez mais moderno, é importante preservar a cultura que vem dos nossos avós. Manter a história: esse é o legado que podemos deixar para nossos filhos”, diz.
Os pequenos aguardavam com ansiedade o momento de encontrar os personagens que compõe a tradição guardada tão bem pelos guabirubenses. A família também estava na expectativa para que a pequena Ana Victória entregasse a chupeta ao Pelznickel. “Vamos ver se ela vai ter coragem”, diz a mãe.
Quem também esperava no início da fila era Nicolas, 9, e as gêmeas Laura e Valentina, 3, filhos de Denise Trebien. Este é o segundo ano que eles visitam a Pelznickelplatz e vieram cedo para garantir o passeio com tranquilidade. “É muito legal o trabalho feito aqui. As crianças ainda têm suas fantasias, acreditam e eu trago com muito prazer”, diz a mãe.
Expectativa é superar o ano passado
O presidente da Sociedade do Pelznickel, Ivan Fischer, destaca que a expectativa é chegar a 15 mil pessoas visitando a Pelznickelplatz neste ano. “A primeira semana é mais tranquila. O movimento aumenta mesmo na segunda, quando muitos já estão de férias e aproveitam para visitar”.
Neste ano, 75 pessoas que integram a entidade estão envolvidas na organização do espaço que encanta pessoas de todas as idades e atrai moradores de toda região.
Todos os ambientes foram montados com riqueza de detalhes e, ao ultrapassar o portão, o visitante é transportado para o mundo da fantasia. Neste ano, a novidade da Pelznickelplatz é o presépio vivo que interage com os visitantes.
Caminho de atrações
Para se chegar até o Pelznickel, primeiro é preciso conhecer todos os ambientes do espaço. Logo na entrada, as crianças têm um local especialmente para escreverem suas cartinhas e fazerem seus pedidos. Saindo dali, elas podem tirar fotos e conversar com São Nicolau. A próxima parada é o presépio vivo, com Jesus, Maria, José, os três reis magos, anjos e pastores.
Logo depois, as Christkindl, ou Mamãe Noel, esperam os visitantes com deliciosos doces. Ali, já é possível ouvir mais próximos os sons dos Pelznickel.
A casa do Papai Noel do Mato é o próximo ambiente. Dentro da casa, tem as vovós costurando, cozinhando e o Sackmann, o velho do saco, contando suas histórias.
Escondidos na mata, finalmente podem ser encontrados os Pelznickels. É preciso ter coragem para passar pelo corredor que separa os visitantes do temido personagem. Urrando e arrastando correntes, eles fazem até o mais corajosos sentirem medo.
Visitação
A Pelznickelplatz estará aberta à visitação nos dias 9 e 10, e também nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. Na sexta-feira e no sábado, o passeio inicia às 19h e segue até as 21h. No domingo, a casa abre às 16h até as 20h.
A entrada é gratuita e no local há cachorro-quente e refrigerante para vender, além das lembrancinhas temáticas. O espaço fica na rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes.