Peninha diz que Ari Vequi é candidato do MDB à prefeitura, caso Paegle desista da reeleição
Deputado federal é uma das principais lideranças do partido no estado
O deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha (MDB), afirma que a intenção do MDB é ter candidato próprio, caso a aliança com o PSB de Jonas Paegle seja desfeita nas eleições do ano que vem.
Peninha tem acesso ao governo federal e, reeleito, é um dos nomes mais fortes atualmente no MDB de Santa Catarina. Ele esteve em Brusque na sexta-feira, 8, para a entrega de um veículo à Apae e também se reuniu com correligionários, onde tratou das questões partidárias.
Em visita ao jornal O Município, ao lado de emedebistas do município, foi questionado sobre a postura do partido com relação às eleições municipais de 2020.
Veja também:
Direção se manifesta sobre possibilidade de cobrança de estacionamento no Hospital Azambuja
Prefeitura de Brusque quer repassar recursos para compra de armamento para PM
Fundema iniciará fiscalizações em empresas de tinturaria neste mês
“A nossa prioridade é ter candidato próprio e é o Ari Vequi, mas pelo carinho e respeito que temos pelo doutor Jonas, e ele é uma pessoa que tem valorizado o nosso partido em todos os sentidos, vejo que teremos dificuldades de ser contra ele”, afirma o deputado.
A tendência é que se Jonas Paegle desistir de concorrer a eleição, o MDB brusquense escolha Ari Vequi para o próximo pleito. A candidatura de Vequi é dada como certa nos bastidores da política local, mas ainda não está descartada uma nova candidatura de Paegle.
Peninha afirma que não será escolhido outro nome, caso o partido queira concorrer à prefeitura.
Nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores, José Zancanaro (PSB), deu declarações no sentido de que ele poderia se candidatar, desde que com o apoio do ex-prefeito Ciro Roza (PSB).
“A nossa prioridade é ter candidato próprio e é o Ari Vequi”, deputado federal Peninha
Demandas regionais
Peninha é considerado um dos deputados mais próximos de Jair Bolsonaro (PSL). Há anos, ele tem relação umbilical com o atual presidente da República e, inclusive, foi responsável por trazê-lo ao estado algumas vezes.
Hoje com trânsito mais facilitado ao Palácio do Planalto, ele pretende usar essa influência em prol de demandas para a região de Brusque. Cita como uma das principais a barragem de Botuverá.
Ainda que seja uma obra estadual, em Brasília ele poderá ajudar na articulação. Outro pleito que ele cita como um dos mais importantes é a finalização da duplicação da BR-470, sob alçada do governo federal e uma história quase infindável de adiamentos.
Congresso Nacional
O deputado afirma que é a favor das reformas. “Eu sou favorável, assim como fui a favor da reforma trabalhista e paguei um preço, porque colocaram outdoors pelo estado com minha foto como sendo contra os trabalhadores”.
Peninha diz que a reforma foi necessária e poderia ser mais abrangente. Ele também defende a necessidade da reforma da Previdência – tida como a principal batalha do governo Bolsonaro neste início de mandato.
“É a mãe de todas as reformas. O resto tudo é perfumaria”, resume o congressista. Ele também é a favor de que haja reforma política, com o fim do fundo partidário e da reforma tributária.
“Este será um governo de grandes reformas e de privatizações”, declara o emedebista. Ele defende até mesmo a privatização da Petrobras.
Peninha acredita que Rodrigo Maia (DEM-RJ) é um bom nome para a presidência por ter conhecimento político da Casa, assim como do regimento interno. “O Rodrigo é a pessoa certa neste momento”.
Veja também:
Sem administração definida, parque Leopoldo Moritz sofre com falta de manutenção
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Seis maus hábitos que atrapalham o trânsito de Blumenau
Sobre o Senado, Peninha comemora a não-eleição de Renan Calheiros (MDB), ainda que seja do mesmo partido que o dele. Segundo ele, Renan é uma pessoa com muitos problemas na Justiça e que não seria bom para o Legislativo.
Governo
O deputado federal catarinense aproveita o momento de evidência e quer alçar voos mais altos. Ele já concorreu em oito eleições e nunca perdeu. Foi vice-prefeito, prefeito, deputado estadual e deputado federal.
“Meu projeto é buscar espaço para ser vice-governador, governador ou senador”, comenta Peninha. Ele afirma que sempre foi do MDB e que buscará seu espaço dentro próprio partido.