Pesquisas da Unifebe são aprovadas em congressos nacionais e internacionais

Trabalhos realizados pelo Núcleo de Inteligência Artificial serão apresentados em Florianópolis e Portugal

Pesquisas da Unifebe são aprovadas em congressos nacionais e internacionais

Trabalhos realizados pelo Núcleo de Inteligência Artificial serão apresentados em Florianópolis e Portugal

Quatro artigos científicos do Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação (Niasi) do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) foram aprovados em congressos nacionais e internacionais de relevância para a comunidade técnico-científica.

De 4 a 7 de maio, dois dos trabalhos realizados pelo Niasi/Unifebe serão apresentados no “2017 VIII Computer on the Beach”, em Florianópolis (SC).

Foram aprovados os seguintes artigos: “Uma Proposta de Revisor para Identificação de Desvios de Linguagem em Textos Descritivos Formais”, de autoria do acadêmico de Sistemas de Informação Jonathan Nau, do mestrando Guilherme Passero e do professor doutor Aluizio Haendchen Filho, coordenador do Niasi, e o “Comparação de Técnicas de Normalização Morfológica na Análise de Similaridade Textual”, de autoria de Passero, Rudimar Dazzi e Haendchen Filho.

“Os dois artigos tratam do tema Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artificial, e estão no âmbito do Projeto de Correção Automática de Redação. Com esta pesquisa, a Unifebe poderá se tornar uma das principais referências em PLN e Inteligência Artificial no estado. PLN é uma área da computação que está em forte crescimento, com investimentos massivos dos gigantes da computação tais como Google e IBM. É uma das chaves para a computação cognitiva, e entendimento da linguagem humana pelo computador”, explica o professor.

Internacional
Também foram aprovados dois artigos para conferências internacionais da área. Para a “14th International Conference on Teaching, Education and Learning (ICTEL)”, que será realizada na Universidade de Lisboa, no mês de maio, foi aprovado o artigo “Evaluating the Use of the Methods Based on LSA and WordNet for Automatic Short – Answer Grading” de autoria de Jonathan Nau, Guilherme Passero e Aluizio Haendchen Filho.

E para a “19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS)”, que será realizado na Universidade do Porto, em abril, foi aprovado o artigo “A Case-Based Approach for Reusing Decisions in the Software Development Process” dos autores Hércules Antônio do Prado, Edilson Ferneda e Aluizio Haendchen Filho.

“Os trabalhos estão relacionados com nosso projeto de pesquisa de Correção Automática de Redações e Inteligência Artificial. Temos priorizado valorizar a participação dos alunos envolvidos em projetos de pesquisa. Isso contribui para o ingresso no Mestrado com bolsa integral, como foi o caso do egresso Lucas Debatin”, explica o coordenador do NIASI Haendchen Filho.

Além destes, existem mais cinco artigos em produção, em estágio final de desenvolvimento com os alunos do curso de Sistemas de Informação da Unifebe e pesquisadores de iniciação científica do Niasi. Os artigos serão submetidos até meados de abril.

Para o reitor Günther Lother Pertschy é importante compartilhar estes resultados, que proporcionam a troca de conhecimento e incentivam cada vez mais a produção científica.

“Dentro do âmbito universitário, é de extrema importância estimular a iniciação científica. Aqui, nossos acadêmicos aprendem a fazer perguntas certas para buscar soluções, visando o desenvolvimento de nossa comunidade. Esses resultados positivos, em eventos tão importantes da área da tecnologia da informação, mostram que nossos pesquisadores estão no caminho correto”, afirma.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio