Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Petistas de Brusque vão a Curitiba apoiar ex-presidente Lula em depoimento

  • Por Página 3
  • 6:30
  • Atualizado às 18:44
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Petistas de Brusque vão a Curitiba apoiar ex-presidente Lula em depoimento

  • Por Página 3
  • 6:30
  • Atualizado às 18:44
  • +A-A

Audiência com o presidente
Segundo informou o governo municipal, o prefeito e vice-prefeito de Brusque, Jonas Paegle e Ari Vequi, tem uma audiência pré-agendada em Brasília, com o presidente da República, Michel Temer. O encontro está sendo intermediado pelo deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, o qual confirmou a inclusão do encontro na agenda presidencial para o dia 25. A visita faz parte da série de compromissos que eles terão em Brasília para tentar angariar recursos para investimentos no município.


Companheiros em Curitiba
O interrogatório do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro em Curitiba, realizado ontem, tornou-se um espaço para palanque político e manifestações de ambos os lados. Petistas das mais variadas partes foram até lá apoiar o ex-presidente. Entre eles, alguns ilustres de Brusque, como o ex-prefeito Paulo Eccel e o presidente eleito do PT municipal, Cedenir Simon.

Manifestações
A ida deles, entretanto, não agradou a todos. Nas redes sociais e nas rodas de conversa, elogios da militância e críticas de outros setores. O empresário Luciano Hang, da Havan, se manifestou ao jornal: “É lamentável ver o Paulo Eccel e o Cedenir em Curitiba apoiando o réu ex-presidente Lula. Coisa de quem não tem nada para fazer na vida. Uma vergonha para nós brusquenses”.


Respostas do prefeito
Tem circulado com frequência, nas redes sociais, esquetes, provavelmente arquitetadas por adversários políticos, que tratam com tom de gozação as declarações públicas e as ações de Jonas Paegle (PSB). Normalmente, os vídeos mostram falas em que ele dá respostas pouco convincentes.


Falta de luz
Alguns bairros de Brusque e Guabiruba ficaram sem energia elétrica ontem. A ocorrência mais grave foi registrada na rua Otaviano Rosa, no Cedro Alto, onde ocorreu um rompimento de cabo que deixou o bairro e locais próximos sem luz das 11h30 às 14h30. Também ficaram sem energia elétrica das 10h09 às 11h23 consumidores da Celesc do São Pedro de Brusque e Guabiruba, e dos bairros do Centro e Aymoré, também em Guabiruba  Um objeto estranho encontrado na rede da subestação do Bateas foi o causador do problema. A gerência da estatal acredita que possivelmente um barra de arame tenha provocado a falta de luz.


Veículos abandonados
A Câmara de Brusque aprovou, nesta semana, o projeto de lei que altera a lei 3.973, de 24 de março de 2016, que trata do recolhimento de veículos abandonados nas ruas da cidade. A mudança no texto legal visa adequar a lei municipal à legislação nacional de trânsito que trata do assunto, atualizada ano passado, conforme explicou o autor do projeto, o vereador Paulo Sestrem (PRP). A regra anterior previa que o veículo em situação de abandono fosse encaminhado à leilão após 90 dias sem que o proprietário se manifestasse, agora serão 60 dias.


Interdição de rua
A partir de hoje a rua Bulcão Viana, no bairro Souza Cruz, vai ser interditada para a preparação para a colocação do asfalto, com a imprimação, que é a colocação de uma camada fina de piche na base implantada na via. A interdição ocorre da rua Daniel Barni até o início da subida do cemitério. A expectativa é que essa etapa dure um dia, podendo se estender, dependendo das condições climáticas e o andamento da obra.


Regência de classe
A 3ª Promotoria de Justiça arquivou representação formulada por anônimo no sentido de que três servidoras do município de Brusque estariam recebendo gratificação de regência de classe mesmo estando trabalhando fora das salas de aula, na sede da Secretaria de Educação, o que seria ilegal. Segundo o Ministério Público, o pagamento indevido dos valores foi confirmado, e o município tomou providências a fim de que o montante fosse restituído à prefeitura. Duas servidoras já devolveram os valores apurados. O terceiro caso está sendo analisado pela comissão de processo administrativo, que irá adotar as medidas cabíveis.


Atendimentos na Caixa
O vereador Jean Pirola (PP), presidente da Câmara de Vereadores, apresentou pedido de informação direcionado à Caixa Econômica Federal (CEF), relativo aos atendimentos do banco público em Brusque. Ele afirma que os cidadãos por muitas vezes acabam perdendo muito tempo em filas bancárias desnecessariamente, por falta de informação adequada das instituições financeiras. Há relatos de pessoas que estão encontrando dificuldades para realizar o pagamento de boletos no banco, que estariam sendo direcionados para as lotéricas. Ele quer que o banco explique oficialmente o que pode e o que não pode ser feito nas agências.


Homenagem
Os empresários de Brusque Ademar Sapelli e Ingo Fischer serão homenageados na solenidade de outorga da Ordem do Mérito Industrial e Mérito Sindical, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O evento ocorrerá no dia 19 deste mês, às 10h30, na sede da Fiesc, em Florianópolis.


Fim da greve
Após 13 dias de greve, os trabalhadores dos Correios de Santa Catarina decidiram voltar ao trabalho desde as 22h desta terça-feira, 9. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios, Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC), a categoria resolveu suspender a paralisação após o encerramento do movimento nos outros estados. Em Santa Catarina, a greve começou em 27 de abril. Entre os motivos estavam o fechamento de agências e demissões.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio