Polícia Militar deve dobrar efetivo para dia do primeiro turno das eleições
Comandante do 18º Batalhão avalia que pleitos estaduais e federais são mais tranquilos que os municipais
A Polícia Militar de Brusque pretende trabalhar com o efetivo dobrado durante o primeiro turno das eleições neste domingo, 7. Policiais que estariam em folga operacional irão trabalhar normalmente.
Além da patrulha nos locais de votação, serão realizados também a escolta das urnas ao Cartório Eleitoral, a segurança de manifestações de comemoração e apoio a candidatos eleitos ou classificados a segundo turno e o acompanhamento à Justiça Eleitoral.
Confira também:
Veja programação, preços e opções gastronômicas da Fenarreco
Eleições 2018: Acompanhe cobertura em tempo real neste domingo, das 8h às 20h
Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
Entre 7h e 8h, todos os policiais deverão estar atuando e, de acordo com o comandante do 18º Batalhão, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, a partir deste horário o efetivo estará “pelo menos dobrado”.
O comandante explica que, apesar das peculiaridades das eleições de 2018, são as eleições municipais que costumam exigir mais da Polícia Militar. “O pleito municipal, que elege vereadores e prefeito, sempre é um pouco mais complicado. As eleições gerais são geralmente mais tranquilas, esta é a tendência natural, com base em experiências de longa data”, destaca.
Os policiais militares farão rondas continuamente por todos os locais de votação. Naqueles com maior número de eleitores, está previsto um policiamento fixo. “Nossa intenção é intensificar o policiamento com motocicletas viaturas de uma forma geral.”
Ao final das votações, a partir das 17h, é a Polícia Militar quem tradicionalmente faz a escolta das urnas eletrônicas até o cartório eleitoral para que a apuração dos votos seja realizada.
Confira também:
Aulas de Educação Física serão reduzidas na rede municipal de Brusque em 2019
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
O Município Blumenau fará transmissão oficial do primeiro desfile da Oktoberfest
Festas de candidatos vencedores a funções no Legislativo ou outras manifestações, como em apoio a presidenciáveis, receberão o acompanhamento da PM. “No caso de deputados, se houver algum eleito de Brusque, e esperamos que haja, estaremos acompanhando, e de candidatos a presidente, qualquer manifestação de comemoração será acompanhada por nós, é fundamental para a segurança.”
Como de praxe, pelo menos um oficial da Polícia Militar acompanhará os juízes da 86ª e da 5ª seções eleitorais de Brusque de forma permanente. Entre as funções, estão conter situações de emergência e a comunicação entre PM e Judiciário.