Polícia Militar lança aplicativo para cidadãos registrarem ocorrências e agilizarem atendimentos
Serviço foi lançado no dia 22 de novembro e já funciona em todo estado
Serviço foi lançado no dia 22 de novembro e já funciona em todo estado
A Polícia Militar de Brusque agora conta com um novo serviço para atender a comunidade, é o aplicativo PMSC Cidadão. Lançado na sexta-feira, 22, o aplicativo já está ativo e funciona em todo estado. O intuito do projeto é facilitar a comunicação entre a população e a polícia. Disponível para Android e iOS, o aplicativo pode ser baixado no Google Play e App Story.
Para o major da Polícia Militar de Brusque, Heintje Heerdt o conceito do aplicativo é interessante. Segundo ele, muitas pessoas têm vergonha de fazer o contato verbal e alguns têm receio de ligar para o 190 para registrar uma emergência. “Às vezes eles têm medo de ligar para polícia ou acham que estão incomodando. Com o aplicativo ele torna isso mais fácil e para nós é positivo”.
Além disso, o nervosismo durante um acidente, por exemplo, pode dificultar o entendimento do policial para que seja encaminhada uma viatura ao local. Com o aplicativo, o cidadão encaminha a localização em tempo real, evitando desencontro de informações.
Ele também destaca que com o aplicativo a polícia espera receber menos trotes, que acontecem pelas ligações. No entanto, o major reforça o pedido para que a população não faça testes ao usar o aplicativo e que sejam informadas apenas ocorrências reais.
Outro diferencial do serviço é que o cidadão poderá avaliar o serviço da PM. O major explica que após receber um registro de uma ocorrência, dificilmente a polícia tem retorno do cidadão que denunciou o fato. Agora com o aplicativo, a pessoa poderá avaliar como foi o atendimento.
Além disso, a plataforma também informa o status da ocorrência, como, por exemplo, se a viatura já chegou ao local e se a ocorrência já foi finalizada. O cidadão também pode anexar fotos, vídeos e áudios ao registrar a ocorrência, além de utilizar o chat para tirar dúvidas com o operador.
Também há o botão de pânico para mulheres com medida protetiva. Segundo o major, caso a medida seja quebrada, a vítima poderá acionar a PM. No momento, está sendo realizado o cadastro dessas mulheres no sistema.
Para usar o aplicativo, o cidadão precisa se cadastrar e informar dados básicos como CPF, endereço e enviar uma foto de perfil, a localização e permitir acesso a câmera. Segundo Heerdt, não serão aceitas fotos de galeria pois é preciso comprovar a ocorrência na hora.
Ao clicar no botão de emergência, serão exibidas algumas opções para o comunicante escolher qual ocorrência quer registrar.
Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina, existe previsão de novas funcionalidades para o aplicativo até maio de 2020. Entre elas os programas Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar, Rede de Segurança Rural, Proerd, SOS Desaparecidos, Futebol Seguro, entre outros serviços.