Policiais iniciam atendimentos de ocorrências com tablets

PM avalia que uso dos equipamentos em Brusque demandaria outros investimentos

Policiais iniciam atendimentos de ocorrências com tablets

PM avalia que uso dos equipamentos em Brusque demandaria outros investimentos

Uma nova tecnologia deve dar mais agilidade ao atendimento das ocorrências da Polícia Militar de Santa Catarina. Com o PMSC Mobile, as viaturas serão compostas por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo. Desde segunda-feira, 6, os equipamentos já estão funcionando no batalhão de Balneário Camboriú, mas ainda não há previsão de quando o programa deve chegar a Brusque.

Segundo o tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, para que a região receba essa tecnologia, será necessário a conclusão das obras do novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), além de outras melhorias. “Primeiro é preciso ver se esse sistema dará certo, afinal, para colocar os equipamentos em cada viatura é um investimento de aproximadamente R$ 4 mil. Outro quesito a ser visto é o acesso da internet 3G na cidade, afinal, existem regiões do município onde não chega sinal”, explica o comandante.

O programa PMSC Mobile é discutido desde 2007. Atualmente o registro de ocorrência é feito em formulários de papel, já os tablets terão um aplicativo específico que permitirá aos policiais fazer o registro no aparelho, além da consulta de placas e veículos, enviar mensagens sobre os problemas de ordem pública constatados durante a atividade de policiamento aos órgãos responsáveis, como a prefeitura, por exemplo. As demais modalidades de policiamento, a pé, montado ou de bicicleta, os militares farão uso de um smartphone e da mesma impressora portátil disponibilizada nas viaturas.

O projeto é resultado de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio