Policiais Militares de Brusque na Força Nacional

Sete PMs do 18º BPM já estiveram na FN em diversas missões

Policiais Militares de Brusque na Força Nacional

Sete PMs do 18º BPM já estiveram na FN em diversas missões

O bom desempenho físico e nas atividades diárias da profissão fez com que sete policiais da tropa do 18º Batalhão de Polícia Militar fossem selecionados para a Força Nacional (FN) desde 2004, quando ela foi criada pelo governo federal. O tenente Pedro Carlos Machado Júnior, 33 anos, há nove anos na PM, e o sargento Luis Carlos Fernandes da Silva, 46 anos, com 26 anos de serviço, estiveram nas fileiras da FN, que é uma “seleção” nacional com os melhores policiais de vários estados.

Choque de realidade

Tanto o tenente Pedro quanto o sargento Fernandes afirmam que o maior ganho que um policial tem ao ir para a Força Nacional é a mudança de realidade. Para eles, ir para outras regiões e conhecer as realidades de segurança nesses locais faz com que o policial tenha um melhor entendimento da situação que o cerca quando ele volta para o seu batalhão de origem.  “Ir para um lugar como o Rio de Janeiro, onde a gente vê pessoas andando com fuzis no meio das favelas, faz a gente ter a noção de como a nossa realidade realmente é e que temos que trabalhar para não chegar a esse ponto”, afirma o sargento. O tenente Pedro destaca o intercâmbio de experiências. “Conhecer outros policiais de outros estados é muito importante também. A gente conhece outras doutrinas e procedimentos das outras polícias e podemos usar isso para melhorar o nosso trabalho”, diz.

Reconhecimento

O major Moacir Gomes Ribeiro, subcomandante do 18º BPM, afirma que ter tantos policiais que já estiveram na Força Nacional representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela PM de Brusque. “É claro que os policiais que vão para a Força Nacional voltam com mais qualificação e com mais conhecimento de mundo, o que com certeza se reflete na melhora do seu trabalho”.

 

Força Nacional

A Força Nacional foi criada em 2004 com base nas forças de paz das Nações Unidas. Ela é formada pelos melhores militares das PMs de todos os estados país. Eles são enviados para quaisquer localidades que necessitem de assistência do governo federal para manter a ordem pública. Para integrar a tropa, o policial deve ter ótimos desempenhos fisicamente e nas avaliações de seu serviço. O Estado é que escolhe quem vai ser enviado para a Força Nacional. Eles participam do curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), que serve para padronizar os procedimentos dos militares provenientes de vários estados. Os policiais são treinados para agir em operações de resgate de refém, controle de multidões e manifestações, técnicas defensivas entre outras situações de alto risco.

 

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio