Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

PP surpreende Planalto pelos votos contrários à reforma trabalhista

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

PP surpreende Planalto pelos votos contrários à reforma trabalhista

Raul Sartori

Mesmo tendo sob seu controle os ministérios da Saúde e Agricultura, o PP foi o partido que mais surpreendeu o Palácio do Planalto pela extensão de suas dissidências na reforma trabalhista (nove votos contra) e, possivelmente, na previdenciária. Conforme o Estadão, a restrição para a pesca de 475 espécies tirou, por exemplo, dois votos da bancada catarinense. O governo recuou da suspensão da proibição e perdeu votos como o do deputado Esperidião Amin. “Estamos sendo tratados com deboche e vou corresponder a esse deboche fazendo o mesmo com o governo”, disse. Fez bem.


Berger em CPI
Integrante da CPI do Senado que investigará as contas da Previdência Social, o senador Dário Berger (PMDB-SC) diz que será uma oportunidade única de elaborar um diagnóstico amplo e completo do que é verdade ou não é sobre o assunto: “Ela (CPI) precisa responder se existe ou não déficit na previdência, quais são os setores deficitários e superavitários, qual é a diferença entre previdência e seguridade social, qual a posição de órgãos de controle e qual a melhor forma do governo zerar o déficit. Na primeira reunião, de instalação, ontem, foram aprovados 106 requerimentos, a maioria para convidar autoridades e especialistas a participar de audiências públicas. Um se destacou: pede ao INSS que encaminhe à CPI a lista dos mil maiores devedores do setor e os montantes das dívidas.


Doria
Repentinamente transformado em um dos maiores nomes do cenário político e empresarial brasileiro, o prefeito de São Paulo, João Doria, estará em Florianópolis, sexta-feira, ao meio dia, na sede da Fiesc, para falar sobre os “Primeiros 100 dias de desafios frente à maior prefeitura da América Latina: suas ideias e metas para transformar a gestão pública”. Além da Fecomércio, o convite a ele tem a chancela do igualmente jovem prefeito da capital, Gean Loureiro.


Vergonha 1
Nunca houve tanta gente com mais vergonha que orgulho de ser brasileiro, mostra pesquisa Datafolha divulgada ontem. São 34% os que se sentem envergonhados, uma parcela que cresce desde o fim de 2014 e é hoje quase o quádruplo do seu menor resultado, 9%, no final de 2010. Os que se sentem mais orgulhosos que envergonhados são 63%, também a menor taxa da série histórica iniciada em março de 2000. O recorde anterior era de 67%, em julho de 2016.


Vergonha 2
Quando um amigo italiano pergunta, com certa insistência e pilhéria, toda vez que lê na imprensa do seu país algo sobre o Brasil que ele custa a acreditar, manda a pergunta à coluna: “Que país é este onde você vive?”. Ultimamente este espaço tem sido mais que honesto e pede desculpas para não responder, “por ter vergonha”.


Deus dispensado
Sobre notas, aqui, acerca do assunto: a dispensa de alvará e licenciamento para templos religiosos é inconstitucional na opinião do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que propôs ao Supremo Tribunal Federal ação direta de inconstitucionalidade contra a Emenda Constitucional 44/2000 à Constituição de Minas Gerais, que autoriza a dispensa, afrontando o princípio da laicidade do Estado.


Rede de cooperação
Enquanto a Escola Bolshoi recebe milhões, outras iniciativas do campo da cultura em SC amargam dias difíceis, como é o caso do internacionalmente reconhecido Grupo Cena 11 Cia. de Dança que apresenta o novo espetáculo em Florianópolis por meio de financiamento na plataforma Catarse. Já o 10º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, além do patrocínio da Caixa, que viabiliza parte do projeto pelo programa Apoio a Festivais de Teatro e Dança, recorreu à prática da economia solidária, no qual a maioria dos envolvidos abriu mão do pagamento real de seu trabalho. Cada um ajudou um pouco. Apontado como o mais importante do setor no Sul do País, o evento ocorrerá entre 20 e 27 deste mês, com 20 convidados, 11 trabalhos em cena, quatro oficinas, uma mostra de fotografia, cinco diálogos, dois lançamentos – um livro e uma videoarte, uma homenagem e a mostra de videodança.


Mais livros
O grupo livrarias Catarinense, que tem 10 lojas em SC, comemora o resultado do primeiro trimestre de 2017. Segundo uma pesquisa apresentada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen, houve aumento de 2,78% no volume de vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior.


Quase unanimidade
O Senado pediu, ontem, a opinião de internautas sobre sugestão legislativa, que está sendo transformada em projeto, que propõe a redução da maioridade penal para 15 anos de idade nos casos de estupro e de homicídio. Nas primeiras 305 manifestações, apenas seis foram contrárias.


DETALHES

  • Compreende-se as opiniões de importantes líderes de centrais sindicais brasileiras quanto à reforma trabalhista, em que mais lamentam o fim do imposto sindical, de que tanto se beneficiam, até pessoalmente. O que espanta mais são os 71% de desaprovação à reforma previdenciária. Verdade seja dita: boa parte revela muita ignorância e desinformação sobre economia.
  • É um mico o Porto Pesqueiro de Laguna, administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo. Dá um prejuízo mensal de R$ 540 mil.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo