Prazo para entrega das propostas para implantação do esgoto em Brusque encerra em junho
Comissão irá escolher a melhor proposta, que servirá de base para o processo licitatório
Comissão irá escolher a melhor proposta, que servirá de base para o processo licitatório
O dia 13 de junho é a data final para que as oito empresas habilitadas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) apresentem suas propostas sobre a melhor forma de implantação do sistema de esgoto sanitário em Brusque.
Desde fevereiro, as empresas Rio Vivo Ambiental; GS Inima Brasil; Infraway Engenharia; Ecotécnica; Companhia de Saneamento das Américas; Cristalina Saneamento; Mota Martins Engenharia e Acciona Água, elaboram estudos sobre a viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental para embasar a definição de qual modalidade de contratação melhor se adapta à realidade de Brusque.
O diretor-presidente do Samae, William Molina, afirma que as oito empresas retiraram o material técnico fornecido pela prefeitura e a comissão formada por representantes da prefeitura e do Samae tem se dedicado a tirar dúvidas sobre todas as questões técnicas para a elaboração das propostas.
“Todas as respostas aos questionamentos são publicadas no nosso site, para que todas as empresas tenham à disposição as mesmas informações para montarem suas propostas”.
Após a entrega das propostas, a comissão terá um prazo para avaliação. Depois deste prazo, será feita a divulgação da melhor proposta, que será homologada pelo prefeito Ari Vequi e, só então, será aberto o processo licitatório para a contratação da empresa que vai executar a implantação do esgoto sanitário, com base na proposta escolhida pela comissão.
“Estamos sentindo que as empresas estão interessadas, não apenas no PMI, mas no processo de implantação do esgoto. A última vez que abrimos o procedimento, em 2019, não houve procura das empresas. Agora sentimos que os investimentos estão sendo retomados”.
Molina explica que no PMI, as empresas habilitadas precisam demonstrar que a proposta que consideram a melhor para a implantação do esgoto na cidade é viável e que a empresa tem capacidade financeira para fazer este investimento.
“Vamos escolher a melhor proposta e com base nesta proposta será elaborada a licitação, que será aberta para qualquer empresa que queira participar e tenha condições de executar o projeto. Temos exemplos de cidades maiores como Fortaleza e Vitória, por exemplo, que construíram esse mesmo modelo que Brusque está fazendo para implantação do tratamento de esgoto e tiveram muito sucesso”, observa.