X
X

Buscar

Prédio da Igreja Luterana de Brusque passa por restauração histórica

Obra irá reparar problemas estruturais mantendo todas as características originais da construção

O segundo prédio mais antigo de Brusque está em obras. Construída em 1895, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque (IECLB) está passando por uma restauração histórica. Partes de sua estrutura como o telhado, as paredes e o forro – já atingidos pela ação do tempo – sofrerão reparos para que a história da comunidade, e também do município, possa ser preservada.
O objetivo da obra é manter todas as características originais da igreja. “Nossa igreja completou 119 anos de existência. Tem características arquitetônicas históricas e queremos manter isso. Vamos deixar a igreja como ela foi construída há mais de um século”, garante o presidente da Comunidade Bom Pastor, Sérgio Kuchenbecker.
Galeria
>> Veja fotos da restauração do prédio da igreja
As obras iniciaram há duas semanas e têm previsão de término para o mês de abril. Nesta primeira fase da obra, estão sendo restaurados partes da estrutura da parede e o forro. “Estamos recuperando a parte de baixo das paredes que estão com infiltração por causa da umidade. A raspagem já foi feita, e agora estamos esperando essa umidade secar para poder fazer a nova parede. Ela será feita com um material especial que protege da umidade e evita novas infiltrações”, explica  Kuchenbecker.
A segunda fase terá a substituição do telhado. Todas as telhas serão trocadas por novas, exatamente iguais às originais. “Esse telhado passou por uma reforma em 1978, e agora vamos substituí-lo. As telhas serão no estilo francês e esmaltadas na cor caramelo. A durabilidade delas é de 100 anos”, afirma o pároco da igreja, pastor Cláudio Schefer.
O custo da restauração é estimado em R$ 600 mil. Os recursos para fazer a obra são captados entre os membros da comunidade. “O custo da obra é altíssimo, sem a ajuda da comunidade não conseguiremos. Estamos fazendo campanhas com empresários membros e amigos da nossa comunidade para arrecadar o valor. É tudo muito bonito, mas a beleza tem um custo”, diz o pastor.
Além da restauração da estrutura da igreja, a comunidade pretende restaurar o órgão de tubos.