Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeito de Botuverá promove mudanças no gabinete

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeito de Botuverá promove mudanças no gabinete

Página 3

Mudanças em Botuverá
O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, promoveu na semana passada mudanças no gabinete. Ele demitiu três servidores comissionados: Luã Roberto Leite, chefe da divisão de compras diretas; Jeferson André Mariani, secretário de Turismo, e Elizandro da Cruz, diretor de Turismo e Esporte. Este último, inclusive, é vice-presidente do PMDB de Botuverá, partido pelo qual Nene foi eleito.

Falta de alinhamento
O que se apurou é que as demissões ocorreram porque o prefeito quer promover mudanças administrativas para melhorar a gestão do município, mas os ex-servidores, apesar de serem aliados políticos não estavam alinhados com os seus projetos, e as coisas não estavam andando como o mandatário esperava. Daí a necessidade de trocar parte da equipe para retomar o planejamento.


Greve do funcionalismo
O Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque (Sinseb) entregou ontem na prefeitura o ofício no qual comunica a decisão, tomada pela classe em assembleia, de entrar em greve a partir do dia 15 deste mês, por motivo de inconformidade com a mudança na base de cálculo do pagamento do adicional por tempo de serviço. Agora, aguarda-se a decisão judicial que irá suspender ou manter a medida adotada pela prefeitura, de calcular o pagamento do adicional com base no vencimento inicial do servidor, e não do vencimento atualizado.

Não concorda
Em contato com O Município, o presidente do Sinseb, Orlando Soares Filho, informou discordar das afirmações do prefeito em exercício, Ari Vequi, de que “é estranha” uma greve já declarada começar somente dez dias depois. “Cabe aos servidores o momento oportuno de iniciar a greve”, afirmou.

Prerrogativas
O presidente do sindicato afirma, ainda, que a escolha da data levou em consideração “a possibilidade de haver mais tempo para negociação para que não pareça que entramos em greve no carnaval e também para conscientizar a população dos motivos da nossa paralisação”. “O prefeito entendeu ser da prerrogativa dele dizer o inicio e término das férias coletivas, sem consultar os servidores. Seria estranho, agora, os servidores perguntarem a ele a data que poderíamos iniciar a greve”, opina.


Homenagem
A Câmara de Brusque concederá, em breve, a Comenda do Trabalhador ao senhor Valter Orthmann, inscrito no Guiness Book como o mais longevo trabalhador a permanecer de forma ininterrupta na mesma empresa. Ainda será marcada uma data para a homenagem, que foi proposta na sessão desta terça-feira, 6, pelo vereador Rogério dos Santos, do PSD.


Empresa na Câmara
O Legislativo aprovou o envio de convite a um representante da empresa Freedom Engenharia, para que este compareça em uma das sessões da Câmara. O convite vem a pedido do vereador Paulo Sestrem (PRP), o qual justificou a medida como necessária, uma vez que se trata da empresa responsável pela obra de macrodrenagem do bairro Nova Brasília, uma das mais aguardadas pela população, e que poderá, espera-se, minimizar o impacto das enxurradas e evitar os constantes alagamentos no bairro. O objetivo é que a empresa possa sanar as dúvidas sobre a obra.


Novas urnas em SC
Na tarde desta quarta-feira, 7, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) Davidson Jahn Mello e Wilson Pereira Júnior participaram de reunião no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acertar detalhes sobre a renovação do parque de urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral catarinense.

Troca de modelo
Segundo o TRE-SC, o compromisso assumido pelo TSE após as eleições de 2016 foi o de substituir as urnas modelo 2006 pelo novo modelo de urna eletrônica, com módulo impressor do voto acoplado ao equipamento. Contudo, se frustrada a tentativa de aquisição das novas urnas pelo TSE, haverá o remanejamento de equipamentos de outros tribunais eleitorais, para que Santa Catarina possa contar com modelos recentes. Devido à necessidade de planejamento da distribuição e de manutenção preventiva dessas urnas, o TSE informou que irá agilizar o processo de remanejamento, previsto para ocorrer entre os meses de fevereiro e março deste ano.


Troca na Casa Civil
No cargo desde janeiro de 2013, o secretário Nelson Serpa se despediu da Secretaria da Casa Civil e do governo do estado nesta quarta-feira, 7. Serpa será substituído pelo secretário-adjunto Luciano Veloso Lima, administrador e servidor de carreira há 20 anos. A transmissão do cargo foi realizada com ato de posse no gabinete da Casa Civil na tarde desta quarta, com a presença do governador Raimundo Colombo, do vice Eduardo Pinho Moreira, do presidente da Alesc, Aldo Schneider, deputados estaduais, autoridades e servidores da Casa Civil.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio