Prefeitura de Brusque abre licitação para obras de drenagem nas ruas João Bauer e Felipe Schmidt

Obra é vista como solução para problemas de alagamentos no centro da cidade

Prefeitura de Brusque abre licitação para obras de drenagem nas ruas João Bauer e Felipe Schmidt

Obra é vista como solução para problemas de alagamentos no centro da cidade

A Prefeitura de Brusque abriu licitação para a contratação de uma empresa para realizar a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da bacia Felipe Schmidt.

A obra consiste em uma macrodrenagem entre as ruas João Bauer e Felipe Schmidt, no Centro da cidade, com a colocação de galerias pré-moldadas de concreto armado. A abertura dos envelopes com as propostas irá acontecer no dia 25 de maio, às 9 horas, na prefeitura.

Segundo a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andréa Volkmann, a obra terá início na margem do rio e irá em direção a rua João Bauer. “A gente terá um trecho já da ala de saída de uma obra com uma galeria de dois por dois metros de diâmetro, com saída no Itajaí-Mirim, que segue a rua de barro até encontrar a rua João Bauer no enrocamento da rua Barão do Rio Branco”, informa.

Na sequência, as galerias irão seguir no entroncamento da rua Felipe Schmidt com a João Bauer até o trecho onde irá para a rua Guilherme Niehbur, que é onde há a maior concentração de alagamentos. A partir deste ponto, as galerias serão de 2,5 por 1 metro de diâmetro até chegar a Prefeitura de Brusque.

“Esse é o primeiro projeto que a gente chama de PAC Felipe Schmidt, que é um financiamento com o FGTS. Após isso, terá o projeto da pavimentação que entra em conjunto com a ideia da nova ponte que terá outro acesso”, destaca a secretária.

Andrea informa que como a base do projeto é a instalação de galerias, será feito um estudo de tráfego para fazer um desvio do trânsito quando os trechos estiverem em obras, “e o trânsito não vai ficar tão comprometido uma vez que terá ruas laterais para passar”.

Objetivo da obra é acabar com enxurradas e alagamentos na área central da cidade. Foto: Google Maps/Reprodução

Andamento do projeto

A secretária destaca que o projeto teve que ser reformulado, mas já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal, e com a aprovação, foi encaminhado para o setor de licitações da prefeitura.

Após a finalização do processo, com aprovação da licitação pela Caixa, será dada a ordem de serviço para a empresa vencedora do certame. O valor do investimento é de R$ 3,2 milhões.

“Estimamos que ainda no primeiro semestre deste ano a gente dê início às obras, mas a modificação do trânsito deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2021”, comenta.

Benefícios da obra

De acordo com Andrea, a obra deve resolver os problemas com alagamentos e enxurradas na área central do município. “No cruzamento da João Bauer com a Felipe Schmidt, e nas proximidades da entrada da Galeria Jaçanã, são pontos que ficam bem alagados”, ressalta.

Atualmente, toda a tubulação de drenagem leva a água para a ponte Mário Olinger, a ponte dos Bombeiros. Com a alteração do projeto, a secretária informa que será feito um desvio da água, que irá diretamente para o rio.

“O maior dos benefícios que temos são nas enxurradas, onde o volume de água é muito alto, e que Brusque não tenha a área central afetada pelas águas”, esclarece.

Nova ponte de acesso ao Centro de Brusque

A secretária informa que a alteração do projeto e do destino das águas se deu pela intenção de construção de uma nova ponte de acesso que será uma forma de ligar a rodovia Antônio Heil ao Centro da cidade. A obra da nova ponte ainda não tem previsão para execução.

Ela comenta que a dimensão do trecho que teria que ser levado até a ponte Mario Olinger poderia afetar as casas nos arredores, por isso, a alteração foi realizada para minimizar os impactos que a obra poderia causar na ponte no futuro.

“Neste caso, será resolvido o problema da drenagem, da nova implantação da ponte, e a questão da galeria antiga que ainda é feita de tijolos maçicos e não comporta mais a drenagem da cidade”, destaca.

Segundo Andrea, existe um termo de acordo com os proprietários do terreno para construção de uma nova ponte entre as avenidas Arno Carlos Gracher e Bepe Rosa. “Também há alguns trechos que estamos verificando as indenizações para realizar a pavimentação na dimensão correta”, finaliza.

Local no mapa onde será construída uma nova ponte de acesso ao Centro de Brusque. Foto: Google Maps/Reprodução

Colaborou Brenda Pereira


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo