Prefeitura de Brusque ainda não decidiu se irá ceder sala para a Associação Cultural

Espaço na Creche do Senac foi reservado para a instituição na gestão passada, mas com a troca de governo situação está indefinida

Prefeitura de Brusque ainda não decidiu se irá ceder sala para a Associação Cultural

Espaço na Creche do Senac foi reservado para a instituição na gestão passada, mas com a troca de governo situação está indefinida

A Associação Artístico Cultural de Brusque (Assac) ainda está buscando meios de se instalar em uma sala que a ela foi reservada, pela gestão passada, no Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel, inaugurado recentemente, no bairro Jardim Maluche.

Leia também: Tocha olímpica passa por Brusque nesta terça-feira, 12; veja o roteiro

Na semana passada, o vereador Roberto Prudêncio Neto (PSD), presidente da Câmara de Brusque, apresentou um requerimento aos colegas, solicitando que fosse enviado à Prefeitura um ofício cobrando o município a facilitar a transferência dos materiais da Assac para a sala reservada.

Em seu requerimento, Prudêncio destacou que a entidade tem 44 anos e que, por 17 deles, ocupou um espaço nesta creche. Segundo o vereador, “no ano de 2013, estranhamente, a entidade e seus pianos, que levam arte, cultura e conhecimento à nossa comunidade foram praticamente despejados do espaço público que ocupavam”.

Ele informou que havia sido acertado entre a Assac e sua gestão, enquanto governou interinamente a prefeitura, que o espaço seria reservado à entidade, durante as obras de reforma da creche, as quais duraram quase três anos.

“Contudo, diante da atual administração, a Assac está encontrando dificuldades para conseguir se mudar para o espaço que fora anteriormente reservado, o que certamente contraria os interesses da coletividade”, disse o parlamentar, na semana passada.

Mudança para nova sede

O ofício a ser enviado à prefeitura requer que o Executivo permita a mudança da Assac para sua “nova sede”, a fim de que ela tenha espaço adequado para desenvolver suas atividades.

O envio do requerimento à prefeitura não chegou a ser decidido na semana passada, já que sua votação foi adiada, a pedido do vereador Edson Rubem Muller, o Pipoca (PP).

Pipoca argumentou que é necessário avaliar bem a situação junto à Secretaria de Educação, inclusive quanto aos aspectos da legalidade de se ceder um espaço em uma creche a uma entidade, mesmo que esta seja sem fins lucrativos.

Na sessão da Câmara que está marcada para hoje, a partir das 17 horas, os vereadores devem deliberar novamente a respeito do requerimento.

Reunião com a prefeitura

A presidente da Assac, Eneida Schaefer, informou na sexta-feira, 8, que ainda não há uma definição sobre o tema. Na quarta-feira, 6, ela se reuniu com o poder Executivo.

Segundo Eneida, não houve uma definição sobre a ocupação da sala pela entidade, e a prefeitura ficou de se posicionar hoje. Ela explica que o vice-prefeito Rolf Kaestner, presente à reunião, prometeu articular uma solução para o caso, mas antes iria conversar com o prefeito José Luiz Cunha, o Bóca.

A Prefeitura de Brusque foi contatada na quarta-feira, 6, para se manifestar a respeito da situação. No entanto, até o fechamento desta edição, não retornou o pedido de esclarecimentos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo