Prefeitura de Brusque assina convênio com curso de Medicina da Unifebe
Alunos atuarão nas UBS com o auxílio de médicos e enfermeiros do município
Alunos atuarão nas UBS com o auxílio de médicos e enfermeiros do município
O convênio entre o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, foi assinado na tarde desta quinta-feira, 14. A parceria estabelece que os estudantes do curso de Medicina da instituição terão acesso a oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que os grupos de alunos atuem nas atividades.
Tanto o governo municipal como a instituição afirmam que os resultados desse projeto serão colhidos a longo prazo e transformarão a saúde municipal. Inicialmente eles terão mais contato com a equipe de enfermagem, mas também poderão aprender com os médicos das UBS. A ideia é que cada aluno se responsabilize pelo cuidado de uma ou mais famílias que são atendidas pela Unidade Básica onde ele atuará.
Em contrapartida, haverá capacitação aos profissionais que estarão envolvidos nesse processo. A Unifebe também repassará um valor para que o convênio seja colocado em prática.
Transformação para cidade
O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy afirma que há interesse de acadêmicos de alguns lugares do país. Ele acredita que essa procura revolucionará a instituição e o dia a dia do município.
De acordo com Pertschy, desde o início da criação do curso de Medicina na Unifebe, a instituição optou por ter parceiros importantes, sendo eles as estruturas hospitalares e o poder Executivo.
“Esses são projetos que são concebidos para serem contínuos. Deixamos um grande legado para Brusque e região”, enfatiza Pertschy.
Ele também enfatizou que todos os envolvidos e a cidade só tem a ganhar com a parceria. “Tivemos que acionar o Núcleo de Imobiliárias da Acibr porque recebemos ligações de todos os lugares de pais que querem conseguir lugares para seus filhos se estabelecerem”, revelou.
Grandes expectativas
O reitor espera que os primeiros 40 médicos que serão formados daqui seis anos fiquem na cidade para que o município não sofra com a contratação de profissionais.
A nova reitora da instituição, Rosemari Glatz, também esteve presente no evento. Para ela esse momento é imensurável tanto para comunidade quanto para região. “É um momento de muito orgulho e de grande responsabilidade”, classifica.
O vice-prefeito Ari Vequi afirma que com os futuros médicos a situação da rotatividade de profissionais nas UBS do município vai melhorar. “Se buscarmos essas parcerias vamos conseguir uma cidade melhor”, diz.
Para o prefeito Jonas Paegle esse momento é histórico e enriquecerá a cidade. Além disso, ele afirma que com o trabalho dos estudantes nas UBS haverá ainda mais responsabilidade e credibilidade no atendimento.
“Marquem a data de hoje. A partir de hoje Brusque passa a viver um novo momento. Teremos lá na frente especialistas que não vão mais embora”, enfatiza.
O secretário da Saúde de Brusque, Humberto Fornari, garante que a pasta participará ativamente na formação desses alunos.
“É realmente um divisor de águas, porque a faculdade de Medicina é um embrião e daqui a pouco começará a aparecer outras faculdades como Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia”, informa Fornari.
Início do curso
A aula magna do curso de Medicina da Unifebe acontecerá na próxima quarta-feira, 20, no Centro Empresarial de Brusque (Cescb). A recepção dos alunos acontecerá a partir das 18h e a aula inicia às 18h30.
No dia 1º de março a Secretaria de Saúde fará uma recepção aos alunos para explicar como a pasta funciona e para que eles entendam um pouco mais da área onde atuarão.