X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque manterá Ensino Médio na escola João Hassmann

Governo decidiu voltar atrás na decisão anunciada semana passada

A prefeitura de Brusque informou na tarde desta terça-feira, 3, que irá manter o Ensino Médio na escola João Hassmann, no bairro Guarani, por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada em entrevista coletiva pelos secretários de Educação, José Zancanaro, e de Governo e Gestão Estratégica, William Molina.

Na semana passada, Secretaria de Educação havia informado a desativação gradual no Ensino Médio na escola, a partir de 2018. Na oportunidade, o governo havia justificado que a desativação ocorreria por motivos econômicos, já que, por lei, compete ao estado manter o Ensino Médio, e à prefeitura somente o ensino básico.

A decisão de manter as turmas, segundo a prefeitura, se deve ao fato de que o governo do estado não tem previsão de implantar a reforma na região de Brusque, nem neste ano, tampouco em 2018, e talvez inicie o processo em 2019.

Segundo Molina, os motivos que levaram a prefeitura a pensar na desativação das turmas foi a necessidade de grandes adequações no espaço físico da escola, exigidas pela lei da reforma do Ensino Médio.

Como a prefeitura só tem obrigação de proporcionar o ensino básico, o governo entendeu que os custos das mudanças inviabilizariam a manutenção do ensino médio na escola municipal.

Entre as mudanças exigidas pela lei está a implantação de ensino profissionalizante, que passaria a ser obrigatória. “Seria inviável para o município atender essa demanda”, diz Molina.

Além disso, para receber o novo Ensino Médio, a escola teria que receber novos laboratórios, os quais o município diz não ter condições de bancar. Seria necessário ainda a construção, na escola, de bibliotecas próprias para os cursos profissionalizantes.

José Zancanaro, secretário de Educação, disse que foram realizadas consultas ao governo do estado para saber quando será implantado o novo Ensino Médio nas escolas de Brusque, e a resposta foi que não há previsão para os próximos dois anos.

Segundo ele, o próprio governo do estado está com dificuldades de adequar a estrutura física de suas escolas, assim como o quadro de funcionários para adaptar-se à mudança. Atualmente, inclusive, o estado busca ampliação do prazo para adequação junto ao governo federal.

Portanto, ele informa que a prefeitura manterá as matrículas normalmente para o próximo ano e, possivelmente, também para 2019. Entretanto, quando o governo estadual manifestar a intenção de implantar o novo Ensino Médio em Brusque, a Secretaria de Educação terá que voltar a discutir a desativação na escola do Guarani.

Atualmente, há cerca de 25 a 30 alunos por turma da João Hassmann.