Prefeitura de Guabiruba recebe intercambistas alemães
Visita ao prédio aconteceu nesta terça-feira
Visita ao prédio aconteceu nesta terça-feira
Na manhã da terça-feira, 24, o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, acompanhado do vice Cledson Kormann, recebeu no Salão Nobre um grupo de intercambistas alemães.
A visita contou com apresentação da administração pública e dos laços do intercâmbio cultural realizados entre a cidade de Guabiruba e o distrito de Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.
Os intercambistas alemães têm a oportunidade de se hospedar nas casas de seus colegas brasileiros, além de participar de conjunto de atividades culturais e turísticas pela nossa região, com um roteiro que inclui as cidades de Brusque e Guabiruba, bem como uma série de passeios culturais e turísticos nas vizinhas Botuverá, Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas.
A intercambista Anna Dorwarth, residente da cidade de Flehingen, conta suas primeiras impressões.
“Bem, é diferente, porque você tem diferentes ‘indústrias’ como o artesanato que visitamos, os chocolates, coisas que não temos muito onde moramos, o que é muito legal. Também gostei da cultura e das pessoas daqui que têm a mente aberta e são educadas. Fiz amigos no intercâmbio e voltaria para revê-los, além de voltar pela comida e cultura daqui que é incrível,” ressalta a alemã.
O intercambista Matteo Heitkamp, residente da cidade de Bruchsal, também deixa seu depoimento.
“É como uma pequena viagem ao passado, por conta da infraestrutura em Guabiruba e no Brasil em geral. As pessoas aqui gostam de dividir e compartilhar sua cultura com a alemã e europeia em geral. A comida aqui é bem mais saborosa, onde temos mais fontes de frutas e comidas tropicais, além das pessoas serem mais legais e acolhedoras em comparação aos alemães. Com certeza eu voltaria, também penso em morar aqui”, finaliza.
O Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha acontece desde 2013. É uma parceria entre Guabiruba e o distrito alemão de Karlsruhe, que visa manter um vínculo afetivo entre os cidadãos, uma vez que o município foi fundado pelos alemães vindos daquela região.
Leia também:
1. “O mundo perde um pouco de poesia”: amigos se despedem de jornalista e poeta brusquense que faleceu aos 60 anos
2. Dois homens morrem e outro fica gravemente ferido durante tiroteio em Ilhota
3. Jovem fica ferido no crânio após ser atropelado por caminhão no Limoeiro, em Brusque
4. Novo presidente da Câmara, Cacá Tavares defende independência do Legislativo e harmonia entre os poderes
5. Mostra teatral apresenta espetáculos diversos em Brusque em novembro; conheça os enredos
Brusquense relata mudanças na rotina familiar após diagnóstico de câncer de mama: