Prefeitura é questionada sobre situação da quadra de esportes na praça Sesquicentenário de Brusque
Após relato de uma mãe, vereadora Marlina Oliveira (PT) solicitou dados sobre o local
Após relato de uma mãe, vereadora Marlina Oliveira (PT) solicitou dados sobre o local
A vereadora Marlina Oliveira (PT) enviou um pedido de informações ao Executivo sobre a situação atual da quadra de esportes localizada na praça Sesquicentenário, em frente à Prefeitura Municipal de Brusque.
No texto, são encaminhados questionamentos sobre os planos da Prefeitura para reparar, requalificar e garantir a inclusão no local. Assim como esclarecimentos sobre a reinstalação ou adequação das traves para que possam ser usadas novamente.
Além disso, pergunta se haverá criação ou adaptação de outros espaços para a prática do futebol e solicita quais medidas são tomadas para promover a manutenção e diversidade das atividades esportivas em áreas públicas do município.
Em nota, a assessoria da vereadora explica que o pedido de informações foi motivado por “uma preocupação de uma mãe que regularmente utiliza a praça para atividades esportivas com seu filho”. O relato é de 2023.
“Ela nos relatou que o local tem sido negligenciado pela atual gestão municipal, com instalações esportivas, em estado precário e inadequado para uso” diz a nota.
No ano passado, a vereadora já havia solicitado à Prefeitura a manutenção da quadra esportiva. O pedido foi feito em 14 de setembro e encaminhado ao Executivo em 21 de setembro. O ofício foi visualizado e arquivado um dia após o recebimento.
Com o pedido de informações, enviado em 11 de março deste ano, a Prefeitura tinha 30 dias para responder, mas pediu prorrogação do prazo pelo mesmo período para avaliação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque.
Questionado se já havia alguma posição sobre o assunto, o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Brusque, Ivan Bruns Filho, declarou que o pedido de prorrogação foi feito para a realização de “um levantamento sobre o que precisa ser feito na praça, de consertos e insumos”.
Já o diretor-geral da FME, Delmar Tondolo, afirmou que não há nenhum pedido de informações a respeito da questão na FME e que “independente de ter chego ou não um pedido de informações na FME”, já foi feita uma manutenção nas tabelas de basquete, além da troca de aros e redes, e colocadas duas traves novas na quadra de esportes da praça Sesquicentenário, em frente à Prefeitura Municipal de Brusque.
“Esta solicitação foi motivada por uma preocupação trazida por uma mãe que regularmente utiliza a praça para atividades esportivas com seu filho. Ela nos relatou que o local tem sido negligenciado pela atual gestão municipal, com instalações esportivas, em estado precário e inadequado para uso.
Este cenário de negligência levou a vereadora a agir, não sendo esta a primeira vez que Marlina pauta a questão da manutenção da praça, como já visto em sua indicação de 2023 para melhorias no local.
Importante destacar que, conforme procedimento regimental, a prefeitura possui um prazo de 30 dias para responder aos pedidos de informação. No dia 12 de abril, foi solicitada uma prorrogação desse prazo pela administração municipal, e estamos no aguardo dessas respostas para poder oferecer um retorno concreto à comunidade.
A vereadora busca entender os planos da prefeitura para a área de lazer, visto que a falta de manutenção de espaços como a Praça Sesquicentenário tem sido um problema recorrente.”
Atualização às 15h de 30 de abril de 2024: a reportagem foi atualizada com novas informações do diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque, Delmar Tondolo, sobre a manutenção do local.
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: