Prefeitura retira projeto de lei que visava transformar Cristalina em zona urbana
Proposta será incluída na revisão do Plano Diretor do município
O prefeito Ari Vequi solicitou à Câmara de Vereadores a retirada do projeto de lei 19/2018, que institui e delimita zona de urbanização específica da Cristalina. De acordo com Vequi, o projeto foi retirado da pauta da Câmara porque o tema entrará nas discussões da revisão do Plano Diretor de Brusque.
O projeto em questão visava a criação de um corredor urbano na rua principal da localidade para viabilizar a regularização de empresas que já existem lá e também para facilitar a instalação de novas empresas.
A proposta gerou polêmica entre os moradores da localidade, que temiam que com a alteração, a prefeitura autorizasse a instalação de empresas altamente poluidoras no local. Cabe ressaltar que a localidade foi a escolhida para receber uma grande estação de tratamento de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae.
Na época em que a alteração foi sugerida, parte da comunidade também questionou as regras para o crescimento da localidade.
“Fizemos a primeira reunião com o Ibplan para começar a discussão do Plano Diretor, fazer a contratação do projeto e então decidimos retirar esse projeto da Câmara e poder entrar na discussão geral”.
Vequi afirma que a revisão do Plano Diretor deve ter quatro etapas. Neste ano, o orçamento da prefeitura destinou R$ 450 mil para a revisão do documento, que é uma exigência legal. “Já pedi também que o Ibplan e a Secretaria da Fazenda discutam a questão financeira. E vamos ver se já podemos utilizar o orçamento do ano que vem previsto para o ano que vem este fim, agora”.
A expectativa de Vequi é que até a metade de 2022 o Plano Diretor revisado possa ser apresentado à comunidade.